Banco Mundial, formação de professores e informática na educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMoraes, Raquel de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:25:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:25:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2002-10-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45068-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/lc.v7i12.2889-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907979-
Descrição: dc.descriptionO artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCopyright (c) 2016 Linhas Críticas (CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectInformática na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - financiamento-
Palavras-chave: dc.subjectBanco Mundial-
Título: dc.titleBanco Mundial, formação de professores e informática na educação-
Título: dc.titleWorld Bank, teachers' formation formation and computer in the education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.