
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Guilherme Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Samira Pinho | - |
| Autor(es): dc.creator | Sant'Ana, Daniel Richard | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40655 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n22.2018.01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9020-081X | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907886 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo caracterizar os usos-finais de água em edificações de ensino superior do Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília e, com isso, realizar uma análise comparativa do desempenho de sistemas de aproveitamento de águas pluviais (AAP) e de reúso de águas cinzas (RAC). Para tanto, o estudo se dividiu em três etapas. Na primeira etapa, indicadores de consumo predial foram gerados com base no consumo faturado, área construída e população de cada edificação analisada. Usos-finais de água foram estimados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. Na segunda etapa, foram realizadas uma série de simulações para verificar a economia de água para diferentes sistemas AAP e RAC baseando-se em três cenários de usos não potáveis: i) Irrigação e lavagem de pisos (Cenário 1); ii) Descarga sanitária (Cenário 2); e iii) Irrigação, lavagem de pisos e descarga sanitária (Cenário 3). Na terceira etapa, foi realizada uma análise comparativa do desempenho dos sistemas na redução do consumo de água. Os resultados mostraram que, para o Cenário 1, ambos os sistemas conseguem suprir toda a demanda de água. Porém, a maioria dos sistemas não são capazes suprir toda a demanda dos Cenários 2 e 3. Em geral, o aproveitamento de águas pluviais apresentou um melhor desempenho, promovendo economia de 137 a 19.510 m3/ano, dependendo da grandeza da edificação. | - |
| Descrição: dc.description | This work has characterized the end-uses of water of higher education buildings in Darcy Ribeiro Campus - University of Brasilia and with this, a comparative analysis of the performance of rainwater harvesting (RWH) and greywater reuse (GWR) systems for non-potable uses was made. The study was divided into three stages. In the first stage, water consumption indicators were generated based on billed water consumption, built area and population for each building analyzed. Water end-uses for toilet flushing, lavatories, drinking fountains, floor washing and irrigation were estimated through the use of questionnaires (directed to students, teachers and employees) and structured interviews (to managers and maintenance teams). In the second stage, a series of simulations were carried out to verify water savings for different RWH and GWR systems based on three non-potable scenarios: i) Irrigation and floor washing (Scenario 1); ii) Toilet flushing (Scenario 2); and iii) Irrigation, floor washing and toilet flushing (Scenario 3). In the final stage, a comparative analysis of the performance, based on water reductions was carried out. Results showed that for the first scenario, both systems are capable of supplying water demand. However, most systems were not capable of fully supplying water demand for Scenarios 2 and 3. In general, rainwater harvesting stood out as the best option, promoting higher water savings raging from 137 to 19,510 m3/year, depending on the size of the building. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (FAU TEC) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Água - reutilização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de consumo de água | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Águas pluviais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Águas cinzas - reutilização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edificações de ensino | - |
| Título: dc.title | Indicadores de consumo de água e análise comparativa entre o aproveitamento de águas pluviais e o reúso de águas cinzas em edificações de ensino do Campus Darcy Ribeiro - UnB | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: