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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Luanna Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44269 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907865 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta as narrativas (auto)biográficas das integrantes da Casa Moringa - uma coletiva de mulheres artistas, educadoras, ativistas culturais, pesquisadoras, brincantes populares, comunicadoras - que desenvolvem projetos, trabalhos, ações no Distrito Federal desde 2011. Ancorado nas perspectivas decoloniais, o trabalho se propõe a relatar sobre como as mulheres artistas da Casa Moringa atuam por meio das culturas populares buscando descolonizar gênero. Em diálogo com as perspectivas de gênero e dos feminismos, no contexto de periferia do Ocidente, problematiza-se a relação da (não)ocupação das mulheres em espaços de protagonismos nas culturas populares. O estudo teve uma abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, utilizando as narrativas (auto)biográficas como método. Considerando que descolonizar é também criar e/ou reinventar outras formas de produção de conhecimento, esta pesquisa apresenta uma construção metodológica que subverte o formato “tradicional” de uma dissertação, não há uma sessão com a “análise dos dados coletados”; no decorrer da escrita, são encontradas citações com as falas das artistas brincantes interagindo e contribuindo na construção epistemológica do referencial teórico. Neste sentido, as falas das artistas brincantes possuem propriedade intelectual e são citadas em pé de igualdade dos teóricos consagrados da academia. Como resultado, apresenta-se o protagonismo da Casa Moringa e de cada integrante desta coletiva, descrevendo suas invenções artísticas dos trabalhos desenvolvidos, criações de Mulheres Brincantes, que para além de descolonizar o gênero, também descolonizam o saber e o ser. Por ser uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação na modalidade Mestrado Profissional, o produto técnico gerado foi um documentário, no formato de um longa-metragem, com as narrativas das artistas brincantes da Casa Moringa (será disponibilizado na plataforma YouTube). Por último, vale uma ressalva sobre a escrita deste resumo, a utilização do verbo na voz ativa marcada de impessoalidade, escrito na 3ª pessoa do singular, como dita a regra para produção deste tipo de texto, é somente uma escolha para dialogar com o sistema imposto marcado de colonialidade da academia; porém, anuncia-se que a escrita desta dissertação não se comporta de maneira impessoal, por muitas vezes a escolha do verbo se dará na 1ª pessoa do singular e do plural, porque provavelmente não existe posicionamento neutro. | - |
Descrição: dc.description | This study presents the autobiographical narratives of the members of Casa Moringa - a collective of female artists, educators, cultural activists, researchers, ‘traditional players’, communicators - who develop projects, works, and actions in the Federal District since 2011. Anchored on decolonial perspectives, this study proposes to report how the female artists from Casa Moringa act through popular culture to decolonize gender. In dialogue with gender and feminist perspectives, in the occident peripheric context, the exclusion of women as protagonists in popular culture is problematized. The approach to the study included a qualitative approach, through half structured interviews, using the autobiographical narrative as a method. Considering that to decolonize is also to create and/or reinvent other forms of knowledge production, this research presents a methodological construction that subverts the “traditional” format of a dissertation, as there isn't a session with the “collected data analysis”; In the paper, there are quotes with sayings from the ‘playful artists’ interacting and contributing to the epistemological construction of the theoretical reference. In this regard, the sayings of the ‘playful artists’ have intellectual property and are quoted on equal terms by recognized academic theorists. As a result, the protagonists of Casa Moringa and each integrant of this collective are shown, describing the artistic nature of the projects established, the work from ‘playful women’, that beyond the decolonization of gender, they also decolonize who they are and knowledge. Because this research is from the program of Post-graduation in Education as a Master’s professional degree, the technical product resulted was a documentary, in a feature-length film format, with narratives from the ‘playful women’ from Casa Moringa (It will be available in the platform YouTube). Last of all, it is worth observing the writing of this abstract. The use of the verb in the active voice marked with impersonality, written in the 3rd person singular, is ruled to produce this type of dissertation. And it is only a choice to dialogue with a marked colonized system imposed by the academy. However, it is announced that the writing of this dissertation does not follow an impersonal way. With that said, the verb will be commonly conjugated in the 1st person singular and plural, because this probably does not exist as a neutral position. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturas populares | - |
Título: dc.title | Narrativas da Casa Moringa : uma coletiva de artistas brincantes do DF | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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