Socialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Bruna Della Torre de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorSantos, Eduardo Altheman Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:24:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:24:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33444-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.145015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907817-
Descrição: dc.descriptionO artigo discute as contribuições da Escola de Frankfurt ao debate sobre a cultura no capitalismo. São analisados escritos de Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse que, com peculiaridades e nuances, partilham um diagnóstico geral a respeito do funcionamento da cultura no capitalismo tardio. O fio condutor do artigo é examinar como a cultura é investigada por esses autores como uma esfera indispensável à reprodução ampliada das relações capitalistas, na medida em que se instaura como uma instância privilegiada de socialização e subjetivação, especialmente após a Segunda Guerra Mundial.-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the contributions of the Frankfurt School to the debate on culture within capitalism. Certain writings of Max Horkheimer, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse are analyzed, which, with their peculiarities and nuances, share a general diagnosis about the functioning of culture in late capitalism. The guiding thread of the article is to examine how culture is investigated by these authors as an indispensable sphere for the expanded reproduction of capitalist relations, inasmuch as it establishes itself as a privileged instance of socialization and subjectivation, especially after World War II.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDepartamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsTempo Social - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702018000300123&lng=en&nrm=iso.-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectDominação-
Palavras-chave: dc.subjectFrankfurt, Escola de sociologia de-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica-
Título: dc.titleSocialização e dominação : a Escola de Frankfurt e a cultura-
Título: dc.titleSocialization and domination : Frankfurt School and culture-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.