
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Ricardo José | - |
| Autor(es): dc.contributor | gustavo.campelo1994@gmail.com | - |
| Autor(es): dc.creator | Leopoldo, Gustavo Campelo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50252 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907662 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | O estudo dos efeitos de tamanho e da complexidade dos cálculos aritméticos têm contribuído para a compreensão dos mecanismos cognitivos empregados durante a realização de cálculos. Após estudos com cálculos de dígito único, também foi possível estudar estes efeitos em cálculos multidígitos. Experimentos encontraram relação com a demanda da memória de trabalho e ansiedade matemática, que são variações fisiológicas ao lidar com a matemática . O presente estudo investigou a performance em cálculos multidígitos com variação no tamanho e na complexidade, sendo itens pequenos ou grandes e com presença ou ausência de “vai um”. Foi analisado se há relação entre a complexidade do cálculo, ao usar itens que variam a demanda da memória de trabalho, em pessoas com diferentes níveis de ansiedade matemática, algo que, até então, foi explorado para cálculos simples. Ao todo, 21 participantes responderam ao questionário de ansiedade e a uma tarefa com problemas de adição. No experimento, foi encontrado efeito de “vai um” e do tamanho de operação e foi significativo para ansiedade, em que os participantes levaram mais tempo para responder itens grandes e com "vai um" e os participantes com alta ansiedade foram mais lentos, apesar de terem a mesma acurácia. Não foi observada uma piora específica nos itens que demandam mais da memória de trabalho em participantes com alta ansiedade, mas uma performance mais lenta de uma maneira generalizada, o que indica dificuldade na eficiência com que os procedimentos de cálculo são aplicados. | - |
| Descrição: dc.description | The study of the problem-size effect and complexity in arithmetic calculations has contributed to the understanding of the cognitive mechanisms employed during calculations. After studies with single-digit calculations, it was also possible to study these effects in multidigit calculations. Experiments have found a relationship with the demand on working memory and math anxiety, which are physiological variations when dealing with mathematics. The present study investigated performance in multidigit calculations with variations in size and complexity, including small or large items and the presence or absence of “carry”. It was analyzed whether there is a relationship between calculation complexity, using items that vary in working memory demand, in people with different levels of math anxiety, something that had not been explored before in simple calculations. In total, 21 participants answered an anxiety questionnaire and performed a task with addition problems. In the experiment, an effect of “carry” and operation size was found and was significant for anxiety, with participants taking more time to answer large items with “carry”, and highly anxious participants were slower, despite having the same accuracy. There was no specific worsening observed in items that require more working memory in highly anxious participants, but rather a more generalized slower performance, indicating difficulty in the efficiency with which calculation procedures are applied. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Operações fundamentais (Matemática) | - |
| Título: dc.title | Efeito da complexidade de cálculos multidígitos em estudantes universitários com diferentes níveis de ansiedade matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: