Transmissão e prioridades de valores entre estudantes e professores de escolas públicas do Paranoá (DF)

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Autor(es): dc.contributorPato, Claudia Márcia Lyra-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Joelma Ursulino do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:24:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:24:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4372-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907633-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO estudo dos valores tem despertado o interesse de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Contudo, no Brasil, os estudos empíricos de valores ainda são incipientes, especialmente no contexto da educação formal. Considerando-se que os valores são centrais na cultura e no processo de formação de jovens, sendo um dos pilares da educação, e que o professor é o principal transmissor de valores nesse contexto, é importante conhecer os valores desses sujeitos e verificar se são consonantes ou se apresentam conflitos potenciais. Esse estudo investigou os valores de estudantes e professores e os valores transmitidos em sala de aula na percepção de ambos os grupos. Com base no modelo teórico de Schwartz, verificou-se a estrutura de compatibilidades e de conflitos entre os valores desses sujeitos. Participaram da pesquisa 68 professores (47 mulheres e 21 homens) e 1302 alunos (741 mulheres e 560 homens; média de idade = 14,34; DP = 1,19) das 7 e 8 séries de escolas públicas do Distrito Federal. As análises de escalonamento multidimensional (EMD) revelaram estruturas semelhantes ao do modelo de Schwartz, indicando as quatro dimensões de ordem superior (autotranscendência, autopromoção, abertura à mudança e conservação) tanto para a amostra de professores quanto para a de estudantes. Os resultados demonstraram que as estruturas dos valores dos estudantes e dos professores são compatíveis e que ambos apresentam as mesmas prioridades axiológicas. Análises categóricas e descritivas apontaram que valores de respeito, solidariedade, responsabilidade, estudar, amor, honestidade são enfatizados pelos professores em suas aulas enquanto que os estudantes perceberam que seus professores transmitem valores como estudar para ser alguém na vida, respeito, ser responsável, educação, acreditar na vida, amizade, ser honesto, acreditar em si mesmo. Esses resultados sugerem que os professores e os estudantes possuem sintonia em suas metas de vida, o que pode favorecer as relações entre eles e contribuir para o desempenho escolar. Os valores priorizados pela amostra estão congruentes com os Parâmetros Curriculares Nacionais, indicando que os professores estão cumprindo seu papel de educador e que os estudantes têm consciência desses valores e de sua importância para as suas vidas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe study of values has attracted the interest of researchers from different areas of knowledge. However, in Brazil, the empirical studies of values are still rare, especially in the context of formal education. Considering that the values are central in the culture and in the process of training young, one of the pillars of education, and that the teacher is the main transmitter of values in this context, it is important to know the values of these subjects and check whether they are consistent or they potercially conflictive. This study investigated the values of students and teachers and the values transmitted in the classroom in the perception of both groups. Based on the theoretical model of Schwartz, it was investigated the pattern of compatibilities and conflicts between the values of those subjects. 68 teachers participated in the survey (47 women and 21 men) and 1302 students (741 women and 560 men, mean age = 14.34, SD = 1.19) of the 7th and 8th grades of public schools of the Federal District. The multidimensional scaling (EMD) revealed structures similar to the model of Schwartz, indicating the four dimensions of higher order (self transcendence, self promotion, openness to change and conservation) teachers and students samples. The results showed that the structures of the values of students and teachers are consistent and that both have the same values priorities. Categorical and descriptive analysis showed that values of respect, solidarity, responsibility, study, love, honesty are emphasized by teachers in their classrooms while the students perceived that their teachers transmit values of studying to be someone in life, respect, be responsible, education, belief in life, friendship, be honest, believe in yourself. These results suggest that teachers and students have compatible life goals, which may promote the relations between them and contribute to school performance. The values prioritized by the sample are congruent with the National Curricular Parameters, indicating that teachers are fulfilling their role as educator and that students are aware of these values and their importance to their lives.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectValores sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)-
Título: dc.titleTransmissão e prioridades de valores entre estudantes e professores de escolas públicas do Paranoá (DF)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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