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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo César Marques da | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ricardo de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907621 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2009. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação foi motivada pela falta de um programa consistente de Inspeção Técnica Veicular (ITV) para controle e manutenção da frota brasileira. Este trabalho busca, portanto, desenvolver um procedimento que permita aos Estados e Municípios brasileiros definirem de maneira eficaz a rede de estações para a ITV. Esse procedimento iniciou-se com o exame dos dados levantados no Brasil e no exterior e dos critérios e métodos de localização de instalações. O procedimento proposto é constituído pela aplicação da análise multicritério, sendo o método de análise hierárquica (AHP) o selecionado para a localização das estações. Utiliza-se, então, o software Expert Choice como ferramenta computacional de auxilio à aplicação da metodologia. Para compreensão e validação do procedimento, é realizado um estudo de caso no Distrito Federal, utilizando os dados levantados pelo Governo do Distrito Federal e Departamento de Trânsito do Distrito Federal. Ao final são apresentadas as conclusões e recomendações. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This research was motivated by the lack of a consistent program of Motor Vehicle Inspection (MVI) to the control and maintenance of Brazilian fleet. This work seeks, therefore, to elaborate a procedure that allows Brazilian states and municipalities to define effectively the network of MVI stations. This procedure began with the examination of data collected in Brazil and other countries and with the criteria and methods of plant's location. The proposed procedure consists in the application of multicriteria analysis, being the Analytic Hierarchy Process (AHP) selected to locate the stations. It is used, then, the Expert Choice software as a computational tool to support the application of the methodology. In order to understand and validate the procedure, it is done a case study in the Federal District, using data collected by the Government of the Federal District and the Department of Traffic of the Federal District. At the end, the conclusions and recommendations are presented. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de transportes | - |
Título: dc.title | Procedimento para definição de uma rede de estações de inspeção técnica veicular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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