O novo já nasce velho! : a Geografia escolar do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo Sobrinho, Fernando Luiz-
Autor(es): dc.contributorwesley_torres2003@yahoo.com.br-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Wesley Torres Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:24:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:24:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46812-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907573-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação objetiva analisar a Geografia escolar do Novo Ensino Médio tomando como recorte o território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal. O Novo Ensino Médio (NEM) é proposto no contexto do governo pós-golpe que instituiu o impeachment da então presidenta, em 2016. A política econômica alinhada à lógica neoliberal é utilizada como recorte e contexto territorial e espacial para consolidação do NEM. A pesquisa e problematização da reforma educacional se fazem fundamentais, na medida em que as críticas e as dinâmicas encontradas nos ambientes escolares são grandes desafios para os envolvidos. Utilizando o contexto espacial de um território de exclusão, Ceilândia, no Distrito Federal, é abordado como a dinâmica territorial configura a oferta e as nuances do Ensino Médio nesta localidade. Foi realizado um resgate histórico de consolidação deste território bem como a oferta do Ensino Médio em sua rede de ensino. Posteriormente, busca-se compreender as dinâmicas e os agentes das reformas educacionais do ensino médio, tomando como reforma inicial a proposta de Francisco Campos (1931), passando por todas as mudanças ocorridas até o Novo Ensino Médio (2017). Por fim, é realizada coleta de dados, por meio de entrevistas narrativas e observações diretas em unidade de ensino médio da rede pública de ensino de Ceilândia. A coleta de dados foi confrontada com os levantamentos sobre reformas e o território de exclusão, tanto para apontar como estava prevista a reforma, como está sendo implementada e como virá a ser a consolidada. A análise do ensino de Geografia, bem como das ciências humanas, é realizada a partir da bibliografia sobre a temática e a realidade descrita pelos professores de Geografia e coordenação pedagógica. Esta dissertação também fomenta um registro histórico e análise espacial do processo de implementação do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to problematize school geography of the New High School model considering the exclusion territory of Ceilândia, Distrito Federal. New High School (NHS) is proposed in a post-coup government scenario which imposed the impeachment of the president in 2016. The economic policy aligned with the neoliberal logic is taken as a cutout and territorial and spacial context for the consolidation of NHS. The research and problematization of the educational reform are essential once the criticisms and dynamics found in school environments are great challenges for those involved. Considering the spacial context of an exclusion territory, Ceilândia, Distrito Federal, it is addressed how the territorial dynamic configures the offer and nuances of High School in this location. A historical review of the consolidation of this territory is conducted, as well as of New High School implementation in its educational system. Subsenquently, this study seeks to understand the dynamics and the agents of High School educational reforms, taking the proposal of Francisco Campos (1931) as the initial reform, going through all the changes that took place until New High School (2017). Finally, data collection is carried out through narrative interviews and direct observations in a public school in Ceilândia. The data collection was compared with the surveys about the reforms and the exclusion territory, both to point out how the reform was planned, how it is being implemented and how it will be consolidated. The analysis of Geography teaching as well as of the human sciences is carried out based on the bibliography about the topic and the reality described by Geography teachers and pedagogical coordination. This dissertation also fosters a historical registration and spacial analysis of the implementation process of the New High School model in the exclusion territory of Ceilândia, Distrito Federal.-
Descrição: dc.descriptionLa presente disertación tiene como objetivo problematizar la Geografía escolar de la Nueva Escuela Secundaria tomando como corte el territorio de exclusión de Ceilândia, Distrito Federal. La Nueva Escuela Secundaria (NEM) se plantea en el contexto del gobierno posgolpe que instauró la destitución del entonces presidente, en 2016. La política económica alineada con la lógica neoliberal se utiliza como corte y contexto territorial y espacial para la consolidación del NEM. La investigación y problematización de la reforma educativa son fundamentales, ya que las críticas y dinámicas que se encuentran en los ambientes escolares son grandes desafíos para los involucrados. Utilizando el contexto espacial de un territorio de exclusión, Ceilândia, en el Distrito Federal, se aborda cómo la dinámica territorial configura la oferta y los matices de la Educación Secundaria en esta localidad. Se realiza una recuperación histórica de consolidación de este territorio, así como de la oferta de Educación Secundaria en su red docente. Posteriormente, se intenta comprender las dinámicas y agentes de las reformas educativas de la educación secundaria, tomando como reforma inicial la propuesta de Francisco Campos (1931), pasando por todos los cambios ocurridos hasta la Nueva Escuela Media (2017). Finalmente, la recolección de datos se realiza a través de entrevistas narrativas y observaciones directas en una unidad de enseñanza media del sistema escolar público de Ceilândia. La recolección de datos se comparó con encuestas sobre reformas y territorio de exclusión, tanto para señalar cómo se planeó la reforma, cómo se está implementando y cómo se consolidará. El análisis de la enseñanza de la Geografía, así como de las ciencias humanas, se realiza a partir de la bibliografía sobre el tema y la realidad descrita por los profesores de Geografía y la coordinación pedagógica. Esta disertación también promueve un registro histórico y un análisis espacial del proceso de implementación de la Nueva Escuela Secundaria en el territorio de exclusión de Ceilândia, Distrito Federal.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Geografia (ICH GEA)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Geografia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectCeilândia (DF)-
Título: dc.titleO novo já nasce velho! : a Geografia escolar do Novo Ensino Médio no território de exclusão de Ceilândia, Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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