Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Del Grossi, Mauro Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Pantoja, Maria Júlia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Joelma Melo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45039 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907572 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, 2022. | - |
Descrição: dc.description | A qualidade nutricional na alimentação escolar e agricultura familiar são importantes segmentos de políticas públicas, sendo que o foco do primeiro segmento recai sobre a qualidade de refeições ofertadas e consumidas, com vistas ao suprimento de necessidades nutricionais e melhoria do rendimento escolar, e, a ênfase do segundo aborda a garantia de renda e qualidade de vida de pequenos agricultores com trabalho predominantemente familiar. Internacionalmente a agricultura familiar tem fornecido, em especial, hortifrutis in natura para contextos escolares, contribuindo para a melhoria da qualidade da alimentação dos alunos. A qualidade é um construto social e, diferentes convenções de qualidade coordenam a atividade econômica no setor agroalimentar. A acentuada importância da qualidade para os atores econômicos, instiga maiores esforços de pesquisas sobre as convenções de qualidade que coordenam as compras locais da agricultura familiar para a alimentação escolar. Este estudo buscou analisar como as percepções de diferentes atores sobre a qualidade dos alimentos fornecidos pela agricultura familiar local ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em um grande centro urbano, o Distrito Federal (DF), Brasil, influenciam a coordenação dessa atividade econômica. Optou-se pelo formato multipaper, desvelando o estado da arte sobre a temática em tela, na esfera internacional e, por fim, o estudo de caso. Realizou-se uma análise bibliométrica de 2.042 artigos recuperados da Web of Science, utilizando o software CiteSpace versão 5.7.R2, além de uma revisão sistemática da literatura publicada nas bases Web of Science e Scopus, utilizando o protocolo Methodi Ordinatio, com um total de 30 artigos no portfólio analisado, e por fim, um estudo de caso com 35 atores da alimentação escolar. Neste último, realizou-se a análise de conteúdo de entrevistas com o apoio do software Iramuteq, à luz da teoria das convenções. As revisões da literatura mostraram que a abordagem nutricional ainda é atual nas pesquisas, mas tem cedido espaço para outros aspectos, como exemplos, os estudos longitudinais, assim como a relação das compras locais da agricultura familiar para a qualidade da alimentação escolar, esta, mais concentrada na região Sul do Brasil. As compras locais da agricultura familiar contribuem para a qualidade da alimentação escolar com alimentos nutritivos, frescos, variados e pela proximidade produçãoconsumo, enquanto as aquisições dessa categoria geram renda para agricultores familiares, favorecendo o desenvolvimento local. No DF, as convenções de qualidade promoviam a democracia alimentar, conciliando várias perspectivas de coordenação, que, tanto mantinham, quanto modelavam as normas de qualidade do PNAE, acolhendo e negociando as percepções de múltiplos atores no processo de qualificação. Os principais conflitos entre os mundos de coordenação dessa cadeia estavam relacionados aos princípios industriais e domésticos. Avançamos na discussão ao identificar e analisar o estado da arte em âmbito internacional e, posteriormente, abordar as percepções de diferentes nós dessa cadeia curta, adotando uma teoria que ainda não havia sido aplicada com este objetivo. Adicionalmente, esta fornece subsídios aos planejadores do PNAE e aponta para uma agenda de pesquisas futuras, podendo ser relevante a leitura por agricultores, gestores públicos e das organizações da agricultura familiar, pesquisadores e estudantes. | - |
Descrição: dc.description | Nutritional quality in school meals and family farming are important segments of public policies, with the focus of the first segment falling on the quality of meals offered and consumed, with a view to supplying nutritional needs and improving school performance, and the emphasis the second addresses the guarantee of income and quality of life for small farmers with predominantly family work. Internationally, family farming has provided, in particular, fresh vegetables for school contexts, contributing to the improvement of the quality of the students' diet. Quality is a social construct and different quality conventions coordinate economic activity in the agri-food sector. The accentuated importance of quality for economic actors, instigates greater research efforts on the quality conventions that coordinate local purchases from family farming for school meals. This study sought to analyze how the perceptions of different actors about the quality of food provided by local family farming to the National School Feeding Program (NSFP/PNAE) in a large urban center, the Federal District (FD), Brazil, influence the coordination of this economic activity. We opted for the multipaper format, revealing the state of the art on the subject on screen, in the international sphere and, finally, the case study. A bibliometric analysis of 2,042 articles retrieved from the Web of Science was carried out, using the CiteSpace software version 5.7.R2, in addition to a systematic review of the literature published in the Web of Science and Scopus databases, using the Methodi Ordinatio protocol, with a total of 30 articles in the analyzed portfolio, and finally, a case study with 35 school feeding actors. In the latter, the content analysis of interviews was carried out with the support of the Iramuteq software, in the light of the theory of conventions. Literature reviews that the nutritional approach is still current in research, but it has given way to other aspects, such as longitudinal studies, as well as the relationship of local purchases from family farming to the quality of school meals, which is more concentrated in the southern region of Brazil. Local purchases from family farming contribute to the quality of school meals with nutritious, fresh, varied foods and the proximity between production and consumption, while purchases in this category generate income for family farmers, favoring local development. In the Federal District, quality conventions promoted food democracy, reconciling various coordination perspectives, which both maintained and shaped the PNAE quality standards, welcoming and negotiating the perceptions of multiple actors in the qualification process. The main conflicts between the coordination worlds of this chain were related to industrial and domestic principles. This study advanced in the discussion by identifying and analyzing the state of the art at an international level and, later, addressing the perceptions of different nodes in this short chain, adopting a theory that had not yet been applied for this purpose. Additionally, it provides subsidies to PNAE planners and points to an agenda for future research, which may be relevant for farmers, public managers and family farming organizations, researchers and students. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Agronegócios | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil) | - |
Título: dc.title | Percepções e convenções de qualidade na coordenação das compras locais da agricultura familiar para a alimentação escolar no Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: