Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Laranjeira, Nina Paula Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, César Adriano de Sousa | - |
Autor(es): dc.creator | Garcez, Nilcionir da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907517 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho trata do curso para jovens com a temática de Agroecologia, no âmbito do projeto “Agroecologia, inovação e sustentabilidade: ressignificando a relação do jovem com o campo”, Chamada nº 19/2014 INCRA/SNJ/CNPq – Fortalecimento da Juventude Rural, executado pelo Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Alimentação Sustentável e Produção Agroecológica – NASPA, em assentamentos da reforma agrária da Chapada dos Veadeiros. O curso, com 750 horas, baseado na pedagogia freiriana e na pesquisa-ação/participante, permitiu decifrar desafios e potencialidades da Agroecologia para o trabalho com os jovens. A metodologia consistia em diálogo teoria-prática por meio de oficinas, mutirões e do desenvolvimento de projeto agroecológico por cada jovem, na parcela familiar. A permanência dos jovens no curso apresentou desafios que devem ser relacionados com a questão da permanência do jovem no campo e toda a problemática que esta permanência traz. Apesar de questões gerais já conhecida para o êxodo da juventude, a realidade de cada assentamento demonstra que a situação das famílias e sua relação social local, ou seja, a forma como estão inseridas e reconhecidas na sociedade como agricultores familiares fazem grande diferença para que esses jovens valorizem e se envolvam com a Agroecologia, e deem sua contribuição no trabalho familiar. É nas famílias reconhecidas e valorizadas que os jovens mais investem nesse conhecimento e veem a possibilidade de viver no e do campo. Por último, observase que, ainda que a Universidade não possa suprimir lacunas deixadas pela ausência do Estado, fica clara a importância do papel da Extensão Universitária, utilizando metodologias participativas e a pesquisa-ação/pesquisa participante, no contexto da Agroecologia, na revalorização e fortalecimento da cultura camponesa. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Rede de Estudos Rurais | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Nina Paula Laranjeira para disponibilizar o trabalho, em 22 de abril de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | Desafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: