Desafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLaranjeira, Nina Paula Ferreira-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, César Adriano de Sousa-
Autor(es): dc.creatorGarcez, Nilcionir da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:24:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:24:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907517-
Descrição: dc.descriptionO trabalho trata do curso para jovens com a temática de Agroecologia, no âmbito do projeto “Agroecologia, inovação e sustentabilidade: ressignificando a relação do jovem com o campo”, Chamada nº 19/2014 INCRA/SNJ/CNPq – Fortalecimento da Juventude Rural, executado pelo Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Alimentação Sustentável e Produção Agroecológica – NASPA, em assentamentos da reforma agrária da Chapada dos Veadeiros. O curso, com 750 horas, baseado na pedagogia freiriana e na pesquisa-ação/participante, permitiu decifrar desafios e potencialidades da Agroecologia para o trabalho com os jovens. A metodologia consistia em diálogo teoria-prática por meio de oficinas, mutirões e do desenvolvimento de projeto agroecológico por cada jovem, na parcela familiar. A permanência dos jovens no curso apresentou desafios que devem ser relacionados com a questão da permanência do jovem no campo e toda a problemática que esta permanência traz. Apesar de questões gerais já conhecida para o êxodo da juventude, a realidade de cada assentamento demonstra que a situação das famílias e sua relação social local, ou seja, a forma como estão inseridas e reconhecidas na sociedade como agricultores familiares fazem grande diferença para que esses jovens valorizem e se envolvam com a Agroecologia, e deem sua contribuição no trabalho familiar. É nas famílias reconhecidas e valorizadas que os jovens mais investem nesse conhecimento e veem a possibilidade de viver no e do campo. Por último, observase que, ainda que a Universidade não possa suprimir lacunas deixadas pela ausência do Estado, fica clara a importância do papel da Extensão Universitária, utilizando metodologias participativas e a pesquisa-ação/pesquisa participante, no contexto da Agroecologia, na revalorização e fortalecimento da cultura camponesa.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherRede de Estudos Rurais-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela Professora Nina Paula Laranjeira para disponibilizar o trabalho, em 22 de abril de 2019, no site repositorio.unb.br, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrária-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Título: dc.titleDesafios da construção do conhecimento agroecológico com jovens do campo no contexto de assentamentos da reforma agrária na Chapada dos Veadeiros, Nordeste Goiano-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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