Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Meireles, Adriana Veloso | - |
Autor(es): dc.creator | Camara, Rogério José | - |
Autor(es): dc.creator | Souto, Virgínia Tiradentes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:24:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:24:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32861 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907494 | - |
Descrição: dc.description | Analisa-se neste artigo os resultados da construção colaborativa de um infográfico de linha do tempo sobre o tema do Marco Civil da Internet. O objetivo é verificar a visualização e organização da informação advinda de diversas fontes em um resultado interativo e que atenda aos princípios de usabilidade e experiência do usuário. Conceito como o big data, design de informação e interação e visualização de dados serão descritos para abordar o paradoxo da organização de grandes volumes de informação. Além disso, faz-se necessário explicar as etapas do processamento do big data, adotadas como critérios utilizados na análise do estudo de caso. Em seguida apresenta-se o estudo de caso proposto, a construção colaborativa da linha do tempo do Marco Civil da Internet. Para tanto descreve-se a metodologia utilizada na coleta de dados e o conjunto de ferramentas e aplicativos adotados durante esta etapa do estudo empírico. O resultado, que chegou a quase oitenta contribuições em quinze dias, é analisado a partir dos critérios de processamento do big data; a aquisição dos dados, o acesso e escolha da arquitetura da informação e a análise e manipulação dos dados. Em seguida avalia-se a linha do tempo construída colaborativamente e com relação aos seus aspectos visuais, funcionais e de interação. A partir do experimento empírico foi possível concluir que a ferramenta utilizada apresenta suas limitações, mas que ainda assim proporciona um alto nível de interatividade e interoperabilidade. Além disso, destaca-se que foi possível por meio de ferramentas digitais propor, divulgar e sistematizar no formato de infográfico do tipo linha do tempo a proposta de construir de forma colaborativa a narrativa sobre a jornada do Marco Civil da Internet. Por fim, são apresentadas as considerações finais sobre possíveis melhorias nas formas de visualização da informação e na aplicação da ferramenta. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Design - Departamento de Design - Instituto de Artes - Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista de Design, Tecnologia e Sociedade - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: http://periodicos.unb.br/inde..php/design-tecnologiasociedade/article/view/19965/14154. Acesso em: 22 out. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Big data | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração em rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infográficos | - |
Título: dc.title | Organizando big data gerado colaborativamente : um estudo de caso do Infográfico do tipo Linha do tempo do Marco Civil da Internet | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: