Meios de comunicação e mudanças na política : esses homens poderosos e suas máquinas de comunicar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartino, Luiz Cláudio-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Valéria Ribeiro da Silva Franklin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:24:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:24:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20930-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907481-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2016.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe a investigar a relação da comunicação e da política a partir de uma perspectiva que considera os meios como centrais para a compreensão dos processos comunicacionais na modernidade. Seleciona momentos marcantes da história da relação para mostrar mudanças nas práticas políticas em decorrência da adoção de cada novo meio, alicerçadas em novas configurações conjunturais da sociedade. São analisados os seguintes casos emblemáticos: a imprensa e o Caso Dreyfus; o cinema e a propaganda; o rádio e o presidente Roosevelt; a televisão e o debate Kennedy versus Nixon. A intenção é mostrar como a mediação tecnológica e as características e tendências de cada meio interferem no processo comunicacional, criando novos papeis e ambientes na relação da sociedade com a política, fundando novas práticas tais como: a emergência da opinião pública, novos formatos da democracia, da representatividade e de participação popular, a propaganda política, transformações do discurso e de atuação política nos meios, o surgimento de novas profissões ligadas à relação, aumento nos gastos de campanhas e de publicidade, formação de conglomerados de comunicação vinculados ao poder. A análise busca, com base nas teorias que dão valor central às tecnologias como instrumento de análise, mostrar que existem tendências da relação que fornecem elementos para a elaboração de uma teoria da comunicação política baseada no uso dos meios de comunicação.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes an investigation on the relationship between communication and politics, from a perspective that considers the media as central for the comprehension of the communicative processes of the modern age. Through selection of pivotal moments in the history of that relationship, it shows how the political practice changed in new conjuncture configurations of society. The following examples are analyzed: The press and the Dreyfus affair; cinema and propaganda; radio and president Roosevelt, television and the Kennedy vs. Nixon debate. The intention is to show how the technological mediation and the characteristics and trends of each medium interfere in the communication process, creating new roles and environments in the relationship between society and politics: the emergence of public opinion, new formats of democracy, of representativity and popular participation, political propaganda, changes in discourse and politics action, the rise of new professions linked to that relation, rise in campaign spending and publicity, and the formation of communication conglomerates related to power. The analysis seeks, based on theories that give central value to technologies as instrument of analysis, like the theory of medium, to show that there are tendencies in this relation that can be configured in a future theory of political communication in the contemporaneity, based on the use of media.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na política-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do Meio-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda política-
Título: dc.titleMeios de comunicação e mudanças na política : esses homens poderosos e suas máquinas de comunicar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.