Currículo em movimento : realidade e perspectivas da educação em e para os Direitos Humanos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Paula Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:23:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:23:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23044-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.23044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907341-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2016.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho compreende a realidade da Educação em e para os Direitos Humanos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da implementação do Currículo em Movimento em uma escola pública da rede de ensino do Distrito Federal. Os primeiros contatos com a literatura têm revelado que a referida modalidade de Educação é uma importante estratégia de modernização da educação, alicerçada em princípios democráticos e metodologias ativas e participativas, que demanda uma visão de mundo contextualizada e histórica. O currículo, neste estudo, tem sido entendido como documento identitário, cuja prática deve estar atrelada ao conhecimento construído a partir do que se é, do que se faz, sendo a expressão real de uma comunidade escolar. Trata-se de uma temática relativamente recente, principalmente quando abordada transversalmente no currículo dos anos iniciais. Justifica-se, assim, estudo mais aprofundado para conhecer a concepção de Educação em/para Direitos Humanos pelo educador do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Classe de São Sebastião – DF, pelos coordenadores pedagógicos, pela supervisora pedagógica e pelos gestores dessa respectiva instituição, bem como a integração desse currículo com o Projeto Político Pedagógico (PPP), sendo ele instrumento democrático e de manifestação de uma determinada realidade escolar. Por ser a escola uma organização iminentemente democrática e complexa, inserida em contexto sócio-histórico, a fundamentação teórica e metodológica adotada foi pautada na Teoria Crítica. A pesquisa é de natureza qualitativa tendo como procedimentos de investigação a observação participante e entrevistas semiestruturada com educadores e demais profissionais da escola. A análise dos resultados foi construída a partir das informações empíricas provenientes das observações, entrevistas e outras oriundas da integração do Currículo em Movimento, PPP e prática docente. Dessas informações, destacamos algumas categorias, que sob a luz do aporte teórico, foram agrupadas das seguintes partes neste trabalho: Educação; Educação em e para os direitos humanos em sala de aula; Currículo e PPP; Desenvolvimento de práticas pedagógicas como alternativa para uma cultura em e para os direitos humanos na escola; Considerações Finais. O referido estudo promove reflexão sobre um importante instrumento do processo educativo, que envolve relações de poder e conflitos materializados na forma de currículo. Uma política pública educacional que intenta implementar um novo currículo e que conta em seu texto com o eixo transversal de educar para os direitos humanos, porém não olvidou em seu processo de elaboração os verdadeiros protagonistas desse processo educativo. Nossa defesa é pautada num educar em e para os direitos humanos, dialógico, histórico, com pilares na realidade vivida e constantemente transformada na escola através dos tempos.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to understand the reality of education on and for Human Rights in the early years of elementary school in the context of the implementation of the Curriculum in Motion program in a state school of the Federal District of Brazil. The first contacts with the literature have shown that such type of education is an important modernization strategy, based on democratic principles and active and participatory methodologies, which requires a contextualized and historical worldview. The curriculum in this study was understood as an identity document, whose practice should be linked to the knowledge built from what one is, what one does, as the real expression of a school community. This is a relatively new topic, especially when addressed across the curriculum in the early years. A further study is thus justified in order to understand the design of Education on/for Human Rights by a 4th grade elementary school teacher in Sao Sebastiao - DF, by the pedagogical coordinators, supervisor and managers of that institution. Another reason is to understand the integration of this curriculum with the Pedagogical Political Project (PPP), a democratic and demonstration instrument of a particular school reality. Since the school is an imminently democratic and complex organization, set in a social-historical context, the theoretical and methodological foundation adopted was based on Critical Theory. The research is qualitative, having as investigation procedures the participant observation and semi-structured interviews with teachers and other school professionals. The analysis of results was built from the empirical information coming from observations, interviews and others arising from the integration of the Curriculum in Motion, PPP and teaching practice. From this information, we highlight some categories, in the light of the theoretical framework, grouped as follows: Education; Education on and for Human Rights in the classroom; Curriculum and PPP; Development of educational practices as an alternative for a culture on and for human rights at school; Final considerations. This study aims to promote reflection on an important tool in the educational process, which involves power and conflict relations materialized in the form of a curriculum. A public educational policy that tries to implement a new curriculum and counts on its text with the transversal axis of educating for human rights, but that has not forgotten in its process of elaboration the true protagonists of this educational process. Our defense is guided by an education on and for human rights, dialogical, historical, with pillars in the reality lived and constantly transformed in school over time.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleCurrículo em movimento : realidade e perspectivas da educação em e para os Direitos Humanos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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