Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hamann, Edgar Merchán | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Jacqueline Ramos de Andrade Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:23:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:23:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20143 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20143 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907248 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015. | - |
Descrição: dc.description | O conceito de saúde aproxima-se da noção de qualidade de vida e ao grau de satisfação em vários enfoques, com foco central na promoção da saúde. A prevenção das doenças não contempla a dimensão histórica e social, de políticas públicas saudáveis e intersetoriais, nem propicia o empoderamento das comunidades e a valorização de seus potenciais, bem como a melhoria de suas condições de vida e de trabalho. A promoção da saúde está mais vinculada a uma visão holística e socioambiental, atingindo limites extramuros das instituições de saúde tradicionais. A educação em saúde é uma ferramenta importante para se promover a saúde, no entanto, é importante interagir com o saber popular, pois dele se pode extrair subsídios para o processo educativo. Ademais, a educação em saúde pode ser feita na comunidade em vários locais, dentre os quais, as bibliotecas públicas, que são espaços privilegiados, caracterizando-se como núcleos comunitários de aprendizado, intervenção e promoção da saúde. Aliado a isso, a epidemiologia através de suas bases teóricas e metodológicas somada a princípios éticos e justificativas morais, direciona esforços para entender e contribuir na redução das desigualdades na saúde e melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. A epidemiologia também é subsídio fundamental para fomentar as políticas públicas efetivamente saudáveis, demonstrando os melhores caminhos e alternativas para a efetividade da promoção da saúde. A aferição da qualidade de vida é uma ferramenta de extrema importância, pois sinaliza pontos que necessitam ser trabalhados para se alcançar efetividade nas políticas de saúde e, consequentemente, subsidiar estratégias para se alcançar patamares mais elevados de saúde nas populações. Existem vários instrumentos que foram desenvolvidos para medir a qualidade de vida, com destaque para o WHOQOL, da OMS. Esta pesquisa teve como linha de base o estudo diagnóstico de situação de saúde e de qualidade de vida de usuários de bibliotecas públicas do Distrito Federal e Região do Entorno, desenvolvido pela aluna durante o Mestrado, no período de 2006 a 2008. Objetivo: realizar uma intervenção de educação em saúde no âmbito de bibliotecas públicas do Distrito Federal para promover a saúde, melhoria da qualidade de vida e prevenir doenças, bem como verificar os efeitos dessa intervenção. Métodos: O tipo de estudo foi longitudinal do tipo estudo de painel para avaliação de intervenção antes-depois em um grupo de usuários. Também foi feito um emparelhamento artificial de pessoas com características semelhantes em determinados aspectos de um grupo amostral de indivíduos do Mestrado para comparar com grupo semelhante do Doutorado para averiguar diferenças no espaço temporal. Resultados: verificou-se que, com a intervenção, as mulheres acima de 25 anos tiveram melhoria em sua qualidade de vida em níveis mais elevados do que os homens. Na comparação entre o grupo do Mestrado e o grupo do Doutorado, observou-se piora na qualidade de vida. Projetos extramuros das bibliotecas foram desenvolvidos a partir da intervenção de educação em saúde. Conclusão: a intervenção de educação em saúde propicia a promoção da saúde nas comunidades e o empoderamento dos sujeitos no sentido de buscarem melhor qualidade de vida a partir dessas ações, bem como auxilia no desenvolvimento social e cultural dessas comunidades. As bibliotecas públicas necessitam fazer parte, efetivamente, dos aparelhos do Estado para a promoção da saúde, pois são frequentadas por pessoas formadoras de opinião e multiplicadoras de informações para a sociedade. | - |
Descrição: dc.description | The concept of health touches on the concept of quality of life and degree of satisfaction in various approaches with a central focus on promoting health. Disease prevention does not address the historical and social dimensions of health and intersector public policies, is not conducive to empowering communities and appreciating their potential, neither in improving their conditions of life and work. Promoting health is more closely linked to a holistic, environmental vision, reaching the boundaries of traditional health institutions. Health education is an important tool for promoting health; however, it is important to interact with popular knowledge, because it can prove useful to the educational process. In addition, health education can be carried out in various places within a community, such as public libraries, which are well-known as community centers for learning, intercession, and health promotion. Allied to this, epidemiology, through its theoretical and methodological bases, coupled with ethical principles and moral justification, directs efforts to understand and contribute to reducing health inequalities and improving one’s personal quality of life. Epidemiology is also instrumental to fostering public health policies, pointing out the best ways and alternatives to effective health promotion. Gauging quality of life is an extremely important tool because it indicates areas that need to be worked on to achieve effective health policies and therefore help develop strategies for achieving better levels of health within populations. There are several tools that have been developed to measure quality of life, especially the WHOQOL, from the World Health Organization. This base line of this research is a diagnostic study of the health status and quality of life of public library users in the Federal District and Surrounding Region, developed by the student during a Master’s program from 2006 to 2008. Objective: conduct health education intercession within public libraries in the Federal District to promote health, improve quality of life, and prevent disease, and confirm its effects. Methods: A longitudinal panel study was used to assess before-after intercession in a group of users. There was also an artificial pairing of individuals with similar characteristics in certain aspects of a sample group of Master’s students to compare with a similar group of Doctoral students to ascertain differences in the timeline. Results: It was found that, with the intercession, women over 25 showed improvement in their quality of life at higher levels than men. In the comparison between the Master’s and Doctoral groups, a deterioration in quality of life was observed. Projects outside of the libraries were developed from this intercession. Conclusion: health education intercession provides health promotion in communities and empowers individuals to seek a better quality of life from these actions, as well as assisting in the social and cultural development of these communities. Public libraries need to be part of the system through which the state promotes health as they are frequented by opinion shapers and multipliers of information to society. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemiologia - Distrito Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualidade de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas - Distrito Federal (Brasil) | - |
Título: dc.title | Educação em saúde nas bibliotecas públicas do DF : uma nova interlocução para qualidade de vida, promoção da saúde e epidemiologia | - |
Título: dc.title | Health education in public libraries in the Federal District : a new dialogue related to quality of life, healthcare, and epidemiology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: