Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Mateus Gamba | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Amanda de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:23:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:23:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47601 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907221 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo principal analisar de que forma a cultura e os sistemas de representação da época da ditadura militar (1964-1985), marcada pela censura, modernização conservadora do regime autoritário e o ideal nacional-desenvolvimentista, influenciou a produção cinematográfica e a visão dos cineastas sobre a nova capital, Brasília. A partir do diálogo teórico com Michel de Certeau, Michel Foucault e Stuart Hall, busca-se compreender os sistemas de representação presentes nas narrativas dos filmes sobre Brasília da época (‘‘Samba em Brasília’’, ‘‘Vestibular 70’’ e ‘‘Brasília Ano 10’’) e nos documentos produzidos pelos censores. O estudo da dinâmica dos censores com os censurados e suas produções artísticas será o fio condutor do trabalho, com o intuito de discorrer sobre as possíveis representações do que seria uma produção ideal sobre a nova capital e o que era considerado uma produção ‘‘subversiva’’, e como isto está diretamente conectado com um discurso maior sobre o que é entendido como Brasília. Por meio da análise da construção desses discursos sobre a cidade, pretende-se entender por que eles surgem e por que são importantes. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to understand how the culture and the systems of representation of the military dictatorship era (1964-1985), with censorship, conservative modernization of the authoritarian regime, and the national-developmentist ideal impregnated in the filmmakers' perspective at the time of the first years in Brasília, influenced the production of films and the vision of these artists about the new capital. There is a theoretical debate among the main authors that will provide the basis and support for the arguments used in the dissertation, such as Michel de Certeau, Michel Foucault, and Stuart Hall. Based on this, it will be possible to understand the concept of systems of representation and how they are present in the narratives of the films about Brasília of that time ("Samba em Brasília," "Vestibular 70," and "Brasília Ano 10") and in the documents produced by the censors. Understanding how the dynamics between censors and censored artists and their artistic productions worked will be the guiding thread of the work since it will discuss the possible representations of what an ideal production about the new capital would be and what was considered a risky, "subversive" production, and how this is directly connected to a majority discourse about Brasília. The construction of these discourses about the capital will also be analyzed as a way of understanding why they arise and are important both for the Brazilian state and for the artistic producers of that time. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema e política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações identitárias | - |
Título: dc.title | Brasília, cinema e censura : as diferentes representações da nova capital (1960-1981) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: