Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Murilo César de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Ângela Maria Carrato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:23:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:23:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/907211 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é contar a trajetória das emissoras não comerciais no Brasil. História “lenta”, especialmente se comparada à história “rápida” das emissoras comerciais. A TV Educativa, enquanto ideia e proposta lançada e defendida por Roquette- Pinto, foi contemporânea da TV Comercial de Chateaubriand. A diferençá-las estavam os propósitos: Roquette-Pinto queria ensinar e educar o maior número possível de pessoas. Chateaubriand sonhava com aquela nova tecnologia para sobrepujar-se aos inimigos. A TV minuciosamente planejada por Roquette-Pinto “desapareceu” em alguma gaveta do Palácio Guanabara – a prefeitura do Distrito Federal naquela época. A de Chateaubriand foi, mesmo que improvisadamente, ao ar. Ao contrário de países tão admirados pelas elites brasileiras, como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Japão, onde a TV Pública possui relevância para a sociedade, aqui televisão tornou-se sinônimo de Televisão Comercial. Durante décadas, a força da TV Comercial, associada à visão excludente reinante entre as elites brasileiras e ao desconhecimento da maioria da população, quase inviabilizou quaisquer modalidades de emissoras que não se pautassem pelo mercado e pelo lucro. A presente pesquisa visa resgatar essa história, partindo dos primórdios da televisão no país e chegando até a criação da EBC e da TV Brasil, em 2007. De uma ideia “fora do lugar”, para utilizar o conceito de Schwarz (2000) ao criticar a assimilação truncada e falseadora em termos das ideias liberais pela elite brasileira, a TV Pública no Brasil pode e precisa tornar-se o espaço para que as ideias de cidadania e inclusão social sejam efetivamente colocadas no lugar. Contar a história da televisão pública brasileira exige, assim, um mergulho crítico nas raízes históricas brasileiras e também um mergulho em aspectos da história da própria Televisão Comercial no país, que omitiu, truncou e contou, à sua maneira, essa história. A trajetória da TV Pública que se procura traçar nesta pesquisa, a contra-história das TVs Comerciais, não se pautou apenas pelo resgate do passado. Ela se nutriu do passado, isto é, de outra visão do passado, buscando contribuir com o pensamento e a construção de um futuro menos desigual em termos de cidadania no Brasil. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research is to tell the history of non-commercial TV stations in Brazil. This can be said to be a "slow" History, especially if compared to the "fast" history of commercial broadcasters. The Educational TV, as an idea and proposal presented and defended by Roquette-Pinto, was contemporary of the Chateaubriand’s Commercial TV. However, the differences between the two resided in their purposes: while Roquette-Pinto wanted to teach and educate as many people as possible, Chateaubriand dreamed of this new technology as a means to overcome his enemies. The meticulously planned TV by Roquette-Pinto "died" in a drawer of the Guanabara Palace, the City Hall of the Federal District at that time; on the other hand, Chateaubriand’s TV went on broadcasting in an improvised way. Differently from countries so admired by the Brazilian elites, such as England, United States, Canada and Japan, - where the Public TV has relevance to society -, in Brazil television has become synonymous with Commercial Television. For decades, the strength of the Commercial TV, associated with the exclusionary vision reigning among the Brazilian elite and the ignorance of the majority of the population, almost prevented any arrangements for TV stations not ruled by the market and profit. This research aims to rescue this history, from the early days of the Brazilian television up to the creation of the EBC and TV Brazil in 2007. From the Schwarz (2000) concept of an "out of place" idea in criticizing the falsifying and truncated assimilation of liberal ideas by the Brazilian elite, Public TV in Brazil can and must become the environment for effectively putting in place the ideas of citizenship and social inclusion. To tell the history of the Brazilian public television thus requires the scrutiny of the Brazilian History, and the History of the Brazilian Commercial Television, which the latter has omitted and distorted its own history. By doing so, the counter-history of the Commercial TVs is also sought. The trajectory of Public TV, which is traced in this research, is seen not only by the lenses of the past but also aiming at the future. This new look in the past is aimed to the thinking and building of a future less unequal in terms of citizenship in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Título: dc.title | Uma história da TV Pública brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: