Trajetórias animadas na formação do pensamento conceitual no ensino de ciências

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Maria Helena da Silva-
Autor(es): dc.creatorCarrilho, Luciana Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:22:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:22:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18772-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.T.18772-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906941-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, 2015.-
Descrição: dc.descriptionSob a ótica da teoria histórico-cultural, desenvolvida pelo psicólogo russo Lev Seminiovich Vigotski, buscou-se analisar em que medida onze alunos dos Anos Iniciais (5° ano) do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal apropriam-se das informações científicas apresentadas no desenho animado Meu corpo, Meu mundo, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, por meio da FIOCRUZ Vídeo, para fins educativos. E, ainda, como essas informações são articuladas no processo de formação do conceito de ecossistema no Ensino de Ciências. A escolha deste desenho animado justifica-se por apresentar o conceito de ecossistema em sua narrativa. Os conceitos ou as informações apresentados na narrativa não ensinam aos alunos somente por meio da exibição do desenho animado, sendo necessária a mediação pedagógica. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia foi composta por duas etapas. Na primeira, foi realizado um ensaio metodológico que teve o intuito de testar os instrumentos para a realização da pesquisa. Os resultados gerados, nesse ensaio metodológico, subsidiaram o planejamento da nova proposta, o que permitiu redefinir a metodologia da tese e a mudança do conceito a ser trabalhado com os alunos. A segunda etapa, a nova proposta, se consistiu na metodologia efetiva da tese. Ao total, foram realizadas quinze atividades nesta nova proposta, distribuídas em quatro períodos – interação, pré-exibição do desenho animado (identificação dos conhecimentos prévios), sessão de desenho animado (apresentação do conceito e identificação dos atributos) e pós-exibição do desenho animado (avaliação da aprendizagem do conceito). Essas atividades foram gravadas em áudio, o que facilitou a posterior análise. Foram realizadas ainda entrevistas com os alunos, antes e depois da exibição do desenho animado. Com base no aporte teórico, a análise dos dados gerados segue em três sentidos: evidências que permitam indicar variações no desenvolvimento do pensamento do aluno (tipos ou subtipos que foram identificados), o papel da mediação pedagógica na tomada de consciência e, por último, o desenvolvimento do significado da palavra durante todo o experimento. Após a análise dos resultados gerados na segunda etapa, foram identificados os três tipos de pensamento (sincrético, por complexos e conceitual) e os seus subtipos (imagem sincrética formada pela percepção imediata, pseudoconceito e conceitos potenciais). Pode-se inferir que o emprego da palavra ecossistema teve um papel fundamental na orientação do processo de formação de conceitos, corroborando os pressupostos teóricos, o que demonstrou um avanço do significado da palavra e das ideias apresentadas pelos alunos e a constatação do pleno desenvolvimento do pensamento infantil, em que podem coexistir os diferentes tipos e subtipos de pensamento no decorrer do processo de formação de conceito. O desenho animado constituiu-se em um recurso pedagógico pertinente ao processo de ensino-aprendizagem de conceitos, por possibilitar a identificação e a discussão de atributos do conceito apresentados na narrativa desde que seja mediado pelo professor e, ainda, integrar o cotidiano dos alunos com o uso de novas tecnologias no ambiente escolar.-
Descrição: dc.descriptionIn the cultural-historical theory perspective developed by the Russian psychologist Lev Seminiovich Vigotski, this research aims at analyzing in which degree eleven years old students of the early basic education (5th year) in a public school in the Federal District of Brazil have assimilated the scientific information presented in the cartoon Meu corpo, Meu mundo [My Body, My World], produced by the Oswaldo Cruz Foundation –FIOCRUZ, through FIOCRUZ Video, for educational purposes; and also how this information is articulated in the process of forming the ecosystem concept in Science Education. The presentation of the ecosystem concept in its narrative justifies the choice of this cartoon. The concepts or the information presented in this cartoon does not teach the students only by its exhibition, for this reason the mediation is required. To realize this study, the methodology was divide into two steps. The first step was to realize a methodological essay in order to test the instruments for this research. The results generated by this methodological essay contributed the planning for a new proposal, which allowed to redefine the methodology of this thesis and to change the concept worked with students. The second step dealt with the new proposal and consisted of effective methodology of the thesis. In total there were fifteen activities, that were distributed into four periods – interaction; before the cartoon exhibition (identification of previous knowledge); cartoon session (presentation of concepts and identification of attributes); and after cartoon exhibition (evaluation of the learning of concept).These activities audios were recorded, which facilitated the further analysis. Interviews were also carried out with the students before and after the cartoon exhibition. Based on the theoretical framework, the analysis of data generated follows three ways: evidences that permit to indicate variations in the student's thought development (types or subtypes that have been identified), the role of pedagogical mediation in the awareness and, finally, the development of the meaning of the word during the whole experiment. After the analysis of the results generated by the second step, the three types of thinking were identified (syncretic, by complex and conceptual) as well its subtypes (syncretic image formed by the immediate perception, pseudo-concept and potential concepts). After this analysis, it was concluded that the use of the word ecosystem had an essential role in the guidance of the concepts formation process, confirming the theoretical assumptions, which demonstrated an advance of the meaning of words and the ideas presented by the students, and the verification of the full development of children's thought, in which the different types and subtypes of thinking during the concepts formation process can coexist. The cartoon is a relevant educational resource for the teaching-learning concepts process by enabling the identification and the discussion on the attributes of the concept presented in the narrative, since this is mediated by the teacher, and integrating the daily routine of students with the use of new technologies in the school environment.-
Descrição: dc.descriptionBajo la óptica de la teoría histórico-cultural, desarrollada por el psicólogo ruso Lev Seminiovich Vigotski, se buscó analizar en qué medida once alumnos de los Años Iniciales (quinto grado) de la Enseñanza Fundamental de una escuela pública de Distrito Federal se han apropiado de las informaciones científicas presentadas en el dibujo animado Mi cuerpo, Mi mundo, producido por la Fundación Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, por medio de la FIOCRUZ Videos, para fines educativos. Y, además, cómo estas informaciones son articulas en el proceso de formación del concepto de ecosistema en la Enseñanza de Ciencias. La elección de este dibujo animado se justifica por la presentación del concepto de ecosistema en su narrativa. Los conceptos o las informaciones presentadas en la narrativa no enseñan a los alumnos solamente por medio de la exhibición del dibujo animado, siendo necesaria la mediación pedagógica. Para el desarrollo del estudio, la metodología fue compuesta por dos etapas. En la primera, fue realizado un ensayo metodológico que tuvo el objetivo de poner a prueba los instrumentos para la realización de la investigación. Los resultados generados, en este ensayo metodológico, subsidiaron el planeamiento de la nueva propuesta, lo que permitió redefinir la metodología de la tesis y el cambio del concepto que será trabajado con los alumnos. La segunda etapa, la nueva propuesta, se constituye en la metodología efectiva de la tesis. Al total, fueron realizadas quince actividades distribuidas en cuatro períodos – interacción, pre-exhibición del dibujo animado (identificación de los conocimientos previos), sesión de dibujo animado (presentación del concepto e identificación de los atributos) y postexhibición del dibujo animado (evaluación de la aprendizaje del concepto). Estas actividades fueron grabadas en audio, lo que facilitó su posterior análisis. También fueron realizadas entrevistas con los alumnos, antes y después, de la exhibición del dibujo animado. Con base en el aporte teórico, el análisis de los datos generados sigue en tres direcciones: evidencias que permitan indicar las variaciones en el desarrollo del pensamiento del alumno (tipos o subtipos que fueron identificados), el papel de la mediación pedagógica en la toma de conciencia y, por último, el desarrollo del significado de la palabra durante todo el experimento. Después del análisis de los resultados generados en la segunda etapa, fueron identificados los tres tipos de pensamiento (sincréticos, por complejos y conceptual) y sus subtipos (imagen sincrética formada por la percepción inmediata, pseudoconcepto y conceptos potenciales). Se puede inferir que el uso de la palabra ecosistema tuvo un papel fundamental en la orientación del proceso de formación de conceptos, corroborando los presupuestos teóricos, lo que demostró un avanzo de lo significado de la palabra y de las ideas presentadas por los alumnos y la constatación del pleno desarrollo del pensamiento infantil, en lo que puede coexistir los diferentes tipos y subtipos de pensamiento durante el proceso de formación de concepto. El dibujo animado se constituyó en un recurso pedagógico pertinente al proceso de enseñanza-aprendizaje de conceptos, por posibilitar la identificación y la discusión de atributos del concepto presentado en la narrativa desde que sea mediado por el profesor y, también, integrar el cotidiano de los alumnos con el uso de nuevas tecnologías en el ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho animado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistema-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S., (Lev Semenovich), 1896-1934-
Título: dc.titleTrajetórias animadas na formação do pensamento conceitual no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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