Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:22:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:22:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39568 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906882 | - |
Descrição: dc.description | How is it possible to be creative in the environment of an organization? The answer offered here is informed by a theoretical frame of creativity as a phenomenon embedded within cultural context and of communication as an action capable of changing the meaning of potential environmental constraints. The purpose is to demonstrate how individuals can or cannot influence the meaning of “hierarchy” in an organizational culture ruled by particular meanings of hierarchy built and kept through communication, but also changeable through goal oriented actions in the process of communication. Thus, the ‘Creative Culture Analysis’ outlined in this chapter is based on observing how personal cultures interact with the organizational culture in ways that make one progressively change another and possibly turn the environment more favorable to creative ideas. To understand this dynamic, the following methodological procedures were adopted in studying an organization from Brasília – Brazil: participating in weekly group meetings; identifying professional profiles and their projects; making individual interviews with three different employees to know better how each one deals with organizational constraints and what solutions they find for them; and analyzing the interviews’ thematic content by considering the environmental conditions for developing or constraining creative ideas. The results point us to the ways in which each participant contributes to progressively change, even if at a micro level, the organizational culture by generating and developing new ideas and, in doing this this, inspires colleagues to build a more creative work environment. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
Publicador: dc.publisher | Palgrave Macmillan, Cham | - |
Relação: dc.relation | https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-95498-1_23 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Significação (Psicologia) | - |
Título: dc.title | Creative culture analysis : a way to understand how an environment Is (or Isn't) favorable to creative ideas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: