Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Klever Corrente | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Olgamir Francisco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:22:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:22:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45545 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906750 | - |
Descrição: dc.description | O objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Brazilian Journal of Development - Privacy Statement ... The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 20 jan. 2023. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação vocacional e profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de vida | - |
Título: dc.title | A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil | - |
Título: dc.title | The relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: