A relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Klever Corrente-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Olgamir Francisco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:22:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:22:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45545-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.34117/bjdv5n11-359-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906750-
Descrição: dc.descriptionO objeto de estudo deste artigo é a Orientação Vocacional e Profissional (OVP) voltada para o contexto educacional. Por meio das atividades informativas e orientadoras sobre o mundo do trabalho, as profissões, os processos de escolha e a aprendizagem ao longo da vida e do autoconhecimento, utilizando-se da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem é possível realizar o desenvolvimento vocacional e profissional dos estudantes. O contexto de incerteza do mundo do trabalho exige-se que os estudantes sejam preparados para visualizarem possibilidades dentro dessa nova ordem e se preparar para elas. O objetivo deste artigo é evidenciar a representação social dos estudantes concluintes de ensino médio da relação da escola com a OVP. Para tanto, utilizou-se o modelo desenvolvido por Domingos Sobrinho que articula a Teoria das Representações Sociais de Moscovici e a Praxiologia de Bourdieu. Por meio da pesquisa foi possível evidenciar as regularidades do ser estudante do campo social investigado. Outro achado refere-se ao reconhecimento, por parte dos estudantes, da necessidade de a escola auxiliar no processo de OVP de forma sistemática, haja vista que as atividades costumam ser superficiais ou raramente ocorrerem.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsBrazilian Journal of Development - Privacy Statement ...  The BJD uses the Creative Commons CC BY license. Information about this license can be found at: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/. Fonte: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/about/submissions. Acesso em: 20 jan. 2023.-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação vocacional e profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de vida-
Título: dc.titleA relação entre a escola e a orientação vocacional e profissional : uma aproximação entre o projeto de vida, as representações sociais e o habitus estudantil-
Título: dc.titleThe relationship between school and vocational and professional orientation : an approach between the life project, social representations and the student habitus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.