Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Gledson Rodrigues do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:22:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:22:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50500 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906680 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é parte de uma pesquisa, sobre o Ecletismo e sua influência transformadora do século XIX sobre a arquitetura de Pirenópolis-GO, considerando as especificidades construtivas nos edifícios do século anterior. A referida pesquisa buscar encontrar, na arquitetura “vernacular luso brasileira” da cidade, o que o Ecletlismo, fez emergir do passado como aglutinação e “justaposição de elementos de diferentes sistemas” (ROCHAPEIXOTO, 2000, p.5), em uma “cidade de origem portuguesa” (TEIXEIRA, 2012), surgida entre o período de Arraiais e Capitanias em Goiás. Neste novo contexto historiográfico, substitui-se a “rusticidade” do século XVIII (OLIVEIRA, 2010), por dispositivos “modernizantes” até as décadas iniciais do século XX. Alcança-se, assim, com o “Ecletismo na arquitetura brasileira” (FABRIS, 1987), pensamentos sobre questões políticas e influências artísticas (WEIMER, 1987), além das preferências de uma classe burguesa que “amava as novidades, mas rebaixava a produção artística e arquitetônica, ao nível da moda e do gosto” (PATETTA, 1987). Como procedimentos metodológicos, inclui-se o ato de caminhar e fotografar, produzindo imagens que integram o conjunto de representações arquitetônicas de interesse da pesquisa, mostrando os edifícios por entre as ruas da cidade, de modo a revelar as modificações que integram a paisagem do século XX, quando se deu o processo de transformação da arquitetura vernacular luso brasileira, a qual, aos poucos, foi sendo sobreposta pelo Ecletismo, na arquitetura de mais uma cidade do território goiano. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade do Minho | - |
Relação: dc.relation | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/157241 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecletismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pirenópolis (GO) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
Título: dc.title | Ecletismo como sobreposição da arquitetura vernacular Luso-Brasileira em Goiás | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: