Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Wytler Cordeiro dos | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Júlio Francisco dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:22:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:22:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906607 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2022. | - |
Descrição: dc.description | Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Essa dissertação desenvolve uma sequência didática para ensino de eletricidade em uma turma de 9° ano. Pressupõe-se que o ensino de eletricidade em nível fundamental deve se munir de duas estratégias: a contextualização da temática científica e a atividade experimental, como formas de motivação do estudante e para aproximação do fazer científico para a sala de aula de ciências. Para tanto, as aulas se fundamentaram na Sequência de Ensino Investigativa (SEI), proposta por Carvalho (2013), entrecortada por pressupostos socio-interacionistas da teoria de Vigotski (2001). Neste trabalho, a partir da contextualização sobre o consumo de energia elétrica, a sequência de aulas se concentrou em propor problemas relacionados à eficiência energética de lâmpadas. Para uma investigação mais comparativa entre as diferentes tipologias de lâmpadas, foi desenvolvida uma Bancada Experimental para medição de iluminância e consumo energético. Os estudantes foram divididos em grupos e estimulados a manipular o aparato experimental segundo suas próprias hipóteses. Além da investigação experimental, mesclou-se a leitura de textos para sistematização do conhecimento com discussões sobre os temas abordados, em um ambiente rico para intercâmbio de significados e vivências. | - |
Descrição: dc.description | Abstract of master’s thesis submitted to Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), in partial fulfillment of the requirements for the degree Mestre em Ensino de Física. This dissertation develops a didactic sequence for teaching electricity in a 9th grade class. In elementary education is premised that teaching electricity demands two strategies: the context of the scientific thematic and the experimental activities as a way to motivate the student and to approach the scientific achievements inside a science classroom. Therefore, the classes was based in the Investigative Teaching Sequence (ITS) proposed by Carvalho(2013) and transposed by the Social Interacionism theory by Vygostsky (2001). In this paper the context started analysing the energy consumption and the following classes was tough to propose a problem resolution about the energetic efficiency of the lamps. For a more comparative investigation about the lamp’s typology differences, was developed a experimental banch to measure their illuminances and energectic consumptions. The class was separated in groups being stimulated to manipulate the materials following their own hypotheses. Beyond the experimental investigation the students had a company of texts to systematize the themes in order to enrich the intership of meanings and life experiences. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física (IF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
Título: dc.title | A eficiência energética de lâmpadas : uma sequência de ensino investigativo sobre eletricidade no 9° ano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: