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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Hazin, Elizabeth | - |
Autor(es): dc.creator | Collaço, Andrea dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:21:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:21:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3162 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906599 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é uma análise do episódio da Fazenda dos Tucanos, do livro "Grande Sertão: veredas", de João Guimarães Rosa. O estudo tem como base a Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, e a interpretação do episódio a partir de três grandes planos em articulação, a saber: “espaços de mudança”; “personagens em transformação” e “narrativas da mudança, narrativa em transformação”. O livro Grande sertão: veredas é visto como uma narrativa em rede, cuja multiplicidade é constituinte e contempla diferentes pontos em articulação. Esses pontos atuam como nós semânticos, dos quais um dos mais importantes é o episódio da Fazenda dos Tucanos. Os signos que compõem o episódio tem como única constante as idéias de mudança e transformação, que são, por sua vez, a tônica de todo o livro. Assim, o episódio da Fazenda dos Tucanos revela-se um microcosmo de Grande sertão: veredas, condensando os grupos, os desenvolvimentos e os pressupostos da narrativa. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work is an analysis of “Fazenda dos Tucanos” episode, which is part of João Guimarães Rosa’s book, Grande sertão: veredas. The study is based on Bruno Latour’s Actor-Network Theory and the interpretation of the episode from three major juxtaposed plans: “spaces of changing”; “mutating characters”; and “narratives of changing, a transforming narrative”. Grande sertão: veredas is treated as a network narrative, with a distinct multiplicity that includes a conjunction of many different points. These points act as semantic knots., and one of the most important of these knots is “Fazenda dos Tucanos” episode. The signs that compose the episode have the ideas of change and transformation as a common constant, which are also the tonic of the whole book. Hence, “Fazenda dos Tucanos” episode seems to be a microcosm of Grande sertão: veredas, condensing the groups, developments and assumptions of the narrative. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rosa, João Guimarães, 1908-1967 | - |
Título: dc.title | O outro mudar : o episódio da fazenda dos tucanos, de Grande sertão : veredas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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