Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Rodrigo Diego de | - |
Autor(es): dc.creator | Czech, Patrícia Caldeira Tolentino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:21:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:21:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41595 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906570 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa é uma revisão sistemática de literatura que caracterizou o trabalho nos artigos da revista de ensino de biologia da sbenbio, entre os anos de 2010 a 2020. O referencial teórico que baliza a pesquisa é a concepção ontológica do trabalho fundamentada na filosofia marxista. Dentre os 2.130 artigos publicados, foram analisados qualitativamente 19, eles foram organizados em 6 categorias de análise que emergiram das produções por meio das quais foi possível apontar como a área de ensino de biologia utiliza e significa o termo trabalho. A partir da análise, evidenciam-se as seguintes constatações: (1) a emergência das pesquisas da área discutirem o trabalho docente e as metodologias de ensino com aprofundamento teórico e de forma crítica e social; (2) lacunas que impactam na formulação de políticas educacionais para a educação científica, compreendendo-a na formação dos professores de ciências e biologia e no ensino de ciências e biologia. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Publicador: dc.publisher | Realize Editora | - |
Relação: dc.relation | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74823 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Título: dc.title | O trabalho nas produções da revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2010 - 2020) : lacunas que impactam nas políticas educacionais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: