Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castioni, Remi | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Patrícia Emannuelle dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:21:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:21:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/17215 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906542 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2013. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo abordou como tema, o processo de implementação do PROEJA sob a ótica dos gestores e docentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas. Para isso, buscou-se o aprofundamento das políticas públicas educacionais no cenário nacional e o recorte dado a elas no cenário local. Esse estudo teve abordagem qualitativa, trazendo como instrumentos de pesquisa: entrevistas com a equipe gestora e grupo focal para a coleta de dados junto aos docentes. Pretendeu-se analisar as relações estabelecidas na Instituição entre os anos de 2010 e 2012 período em que foi implementado o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para compreensão do processo de implementação, foram traçados como objetivos específicos: identificar as estratégias e gestão para implementação do programa, analisar e identificar as políticas institucionais propostas no PDI e suas implicações na gestão do PROEJA, analisar o desenho institucional e sua matriz organizacional. Os resultados da pesquisa apontaram que: estruturalmente o Campus Salinas estava preparado para implementar o programa, porém, em relação à estruturação pedagógica, encontrou dificuldades em conduzir as metodologias diferenciadas, em compreender as especificidades de tempo, espaço e de adequações curriculares. Outra questão verificada foi em relação à capacitação pedagógica dentro da escola para todos os profissionais envolvidos. Percebeu-se uma tensão constante que envolve todos os atores dessa pesquisa para atendimento de demandas tão específicas e das mudanças necessárias para continuidade do curso. A pesquisa revelou ainda que há necessidade de repensar o PROEJA considerando as demandas locais, o envolvimento discente, docente e de toda comunidade escolar. A partir disso, foi possível refletir sobre as relações estabelecidas no ambiente escolar e como elas se configuram em ações, que podem dificultar ou auxiliar ao longo da implementação. Considerando que a implementação de um programa possibilita a sua avaliação, ainda que empiricamente, em relação às tomadas de decisões, acredita-se que os caminhos para reorientação do programa tenham como prerrogativa a participação democrática de todos os atores envolvidos nesse processo. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study addressed the theme the implementation process os PROEJA from the perspective of managers and teachers of the Intituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Campus Salinas. For this, it sought to the deepening the educational policies on the national scene and attention given to them in the local scene. This study had a qualitative approach to bringing as research tools: interviews with the management team and focus group to collect data along with techers. It was intended to analyze the relations established in the institution between the years 2010 and 2012 period in which it was implemented the National Program of Integration of Vocational Education in Basic Education in the Modality of Education Youth and Adults. Analyze and identify institutional policies proposed in the “PDI” and its implications in the management of PROEJA, analyze the institutional design and its organizational matrix were plotted as specific objetives for understanding the process of implementation. The survey results pointed that the structurally Campus Salinas was prepared to implement the program, however, found difficulties in conducting different methodologies, understand the specificities of time and space and curricular adaptations in relation to the pedagogical structure. Another issue was verified in relation to pedagogical training within the school for all professionals involved. It was noticed a constant tension that involves all actors this search to meet the specific demands and changes necessary to continue the course. The survey also revealed the need to rethink PROEJA considering the local demands, the students, teachers and all school community involvement. From this it was possible to reflect on the established relationships in the school environment and how they are configured into shares, that can hinder or assist during the implementation. Whereas it the implementation of a program allows its evaluation, although empirically, in relation to decision making. It is believed that the paths to the redirect of program have as prerogative democratic participation of all actors involved in this process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal do Norte de Minas Gerais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Título: dc.title | Políticas públicas na educação de jovens e adultos : processo de implementação do Proeja no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas, sob a ótica dos gestores e docentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: