Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Annita Valléria Calmon-
Autor(es): dc.creatorBrito, César Cândido de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:21:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:21:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23411-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23411-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906339-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2017.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga os principais atributos para avaliar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos aos alunos dos cursos técnicos a distância realizada pela rede e-Tec em parceria com o Instituto Federal Goiano a luz dos modelos SERVQUAL desenvolvidos por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985, 1988); SERPERF desenvolvidos por Cronin e Taylor (1992) e HEdPERF desenvolvido por Firdaus (2005, 2006). Sob a forma de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito discentes e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir de oito categorias a priori foram identificadas e 18 subcategorias que emergiram do texto transcrito das narrativas dos entrevistados, especificando os atributos de satisfação e qualidade dos serviços na Instituição pesquisada. Das oito categorias pesquisadas: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança, empatia, reputação, questões dos programas e compreensão, observa-se que a tangibilidade e conteúdo programático apresentaram o maior índice de insatisfação, enquanto a reputação foi o atributo mais bem avaliado pelos discentes. Conclui-se que a junção dos modelos proposta permite verificar e avaliar as discrepâncias existentes na qualidade dos serviços oferecidos, identificar as prioridades para se alcançar a satisfação dos alunos, mostrando ser uma ferramenta útil para orientar os gestores na elaboração de estratégias competitivas e de melhoria contínua.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the main attributes to evaluate the quality of the educational services offered to the students of the distance technical courses carried out by the e-Tec network in partnership with the Goiano Federal Institute in light of the SERVQUAL models developed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985, 1988); SERPERF developed by Cronin and Taylor (1992) and HEdPERF developed by Firdaus (2005, 2006). In the form of a case study, the data were obtained through semi-structured interviews with eight students and analyzed by the Bardin (1977) content analysis technique, from eight a priori categories were identified and 18 subcategories that emerged from the text Transcript of the interviewees' narratives, specifying the attributes of satisfaction and quality of services in the institution surveyed. Of the eight categories surveyed: tangibility, reliability, readiness, safety, empathy, reputation, program issues and comprehension, tangibility and programmatic content presented the highest index of dissatisfaction, while reputation was the attribute most evaluated by students. It is concluded that the combination of the proposed models allows verifying and evaluating the existing discrepancies in the quality of services offered, identifying the priorities to achieve student satisfaction, showing that it is a useful tool to guide managers in the elaboration of competitive strategies and improvement to be continued.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCursos técnicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Título: dc.titleAtributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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