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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Menezes, Rafael Terra de | - |
Autor(es): dc.creator | Ávila, Jorge Luis Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49445 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/906103 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2024. | - |
Descrição: dc.description | A presente tese é composta por dois artigos que buscam analisar o impacto do FIES, principal política de financiamento estudantil para o ensino superior no Brasil, sobre o acesso à universidade e sobre o comportamento das instituições de ensino superior (IES). A estratégia de identificação se baseia em uma reforma que introduziu cotas regionais para os empréstimos concedidos anualmente. Tais cotas dependem das médias regionais do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de maneira descontínua, permitindo um desenho quase-experimental que explora tanto a mudança na política quanto as descontinuidades introduzidas pela nova regra de alocação. No primeiro artigo, observamos que cada empréstimo adicional resulta em aproximadamente 0,2 graduações adicionais em seis anos. No entanto, os efeitos são bastante heterogêneos e concentrados principalmente em IES com fins lucrativos e, especialmente, em programas noturnos. Constatamos que o impacto dos empréstimos no ingresso é maior para estudantes provenientes de escolas de ensino médio privadas. O impacto na graduação, por outro lado, é maior para estudantes oriundos de escolas públicas, mais provavelmente afetados por restrições financeiras. Análises adicionais sugerem que estudantes menos favorecidos aumentam sua participação no ENEM após uma expansão na disponibilidade de empréstimos. No entanto, os mesmos costumam apresentar pontuações mais baixas, limitando sua capacidade de obter empréstimos em cursos mais competitivos. Assim, apesar de destacar a importância das restrições financeiras, nossos resultados também indicam que a preparação acadêmica parece ser um obstáculo igualmente importante para o acesso ao ensino superior por estudantes de menor renda. No segundo artigo, investigamos como as IES com fins lucrativos respondem à disponibilidade de financiamento governamental. Observamos que o aumento na disponibilidade de empréstimos resulta em um impulso significativo na receita de tais instituições, de RS$ 0,73 a RS$ 0,78 para cada real adicional em desembolsos de empréstimos pelo governo federal. Cada aumento de RS$ 1 na receita resulta em aproximadamente um aumento de RS$ 0,4 nos lucros, sendo o restante destinado a despesas adicionais, especialmente em custos de mão de obra. As estimativas de markup são bastante altas em média (64%) e são maiores para IES de maior qualidade, IES menos seletivas e IES que não enfrentam a concorrência de universidades públicas. No entanto, também encontramos evidências indicativas de que as instituições aproveitam esse choque de receita para aprimorar os padrões de qualidade, contratando docentes permanentes com credenciais mais elevadas (mestrado e doutorado). A supervisão dos programas de ensino superior parece desempenhar um papel nesse comportamento, uma vez que os gastos aumentam em áreas incluídas em avaliações anuais de qualidade, resultando em pontuações mais altas para a instituição. | - |
Descrição: dc.description | This thesis consists of two papers that investigate the impact of FIES, the primary higher education financing policy in Brazil, on access to college and on the behavior of higher education institutions. The identification strategy relies on a reform that implemented regional quotas for loans granted. These quotas depend on regional Human Development Index (HDI) values in a discontinuous way, allowing a quasi-experimental design that leverages both the policy change and the discontinuities introduced by the new allocation rule. In the first paper, we find that each additional loan leads to approximately 0.2 additional college graduates in six years. However, effects are quite heterogeneous, and concentrated mostly in for-profit higher education institutions (HEIs) and, notably, in evening programs. We find that the impact of loans on initial enrollment is higher for more advantaged students, specifically those coming from private high schools. Impact on graduation, on the other hand, is higher for students coming from public high schools, who are more likely to be financially constrained. Further analysis suggests that less advantaged students increase their participation in the selection exam following an expansion in loan availability. However, they usually present lower scores, limiting their capacity to access loans in more competitive majors. Thus, despite highlighting the significance of financial constraints, our results also indicate that poor academic preparation seems to be an equality important obstacle to accessing higher education for students from less advantaged backgrounds. In the second paper, we investigate how for-profit higher education institutions (HEIs) respond to the availability of government funding. We find that increased loan availability results in a significant boost in revenue for such institutions, of $0.73-$0.78 for each additional $1 in loan disbursements by the federal government. Each $1 increase in revenue results in approximately a $0.4 increase in institutional profits, with the remainder resulting in increased expenses, especially in labor-related costs. Markup estimates are quite high on average (64%), and are higher for higher quality HEIs, less selective HEIs and HEIs that do not face competition of public universities. Nevertheless, we also nd indicative evidence that institutions take advantage of this revenue shock to improve quality standards by hiring permanent faculty with better credentials (master and doctoral degrees). Oversight of higher education programs seems to have a role in this behavior, since spending increases in areas included in annual quality assessments, resulting in higher quality scores for the institution. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Economia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financiamento da educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) | - |
Título: dc.title | Student financing and higher education: an evaluation of FIES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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