"Isso é presídio, moço!" : o que pensam os(as) estudantes sobre as escolas militarizadas do DF

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJesus, Girlene Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mariana Teixeira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:20:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:20:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905937-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa busca analisar a perspectiva dos (as) estudantes acerca da disciplina e da participação social dentro de escolas públicas militarizadas do Distrito Federal (DF), onde, até 2022, quinze escolas públicas foram transformadas em Colégios Cívico-Militares. A gestão dessas unidades passou a ser denominada Gestão Compartilhada, que ocorreu com a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, além da adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). Há, portanto, a inserção de novos atores ao espaço escolar: a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) e as Forças Armadas (FA). A partir dessa realidade, este estudo tem como objetivos específicos: i) investigar a concepção de cultura disciplinar dentro do novo parâmetro de organização escolar; ii) analisar a percepção dos (as) estudantes acerca da disciplina; iii) identificar a participação social dentro da nova gestão; e iv) verificar a relação entre disciplina e participação social. Para tanto, a pesquisa tem como procedimento metodológico o Método Qualitativo e como estratégia uma abordagem de Estudo de Caso da realidade do Distrito Federal, aplicando-se múltiplos instrumentos de coleta de dados, tais como análise documental, revisão bibliográfica e grupo focal. Os sujeitos de pesquisa são os (as) estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de três unidades educacionais militarizadas do DF com atuação da gestão disciplinar da PMDF, do CBMDF e das FA. Foi possível identificar com a pesquisa a importância da concepção da terminologia acerca do entendimento sobre militarização da educação, o crescimento desse fenômeno dentro das instituições civis e o aumento exponencial do quantitativo de escolas militarizadas a partir de 2019. Outro elemento em evidência é a relevância das produções sobre a temática, tendo em vista a expansão do debate sobre políticas públicas educacionais mais efetivas. O desafio da disciplina escolar e a participação social da comunidade escolar, enquanto características que reverberam a qualidade da educação, foram explorados e a concepção de cultura disciplinar aplicada é a de disciplinar militar, que não se adequa aos propósitos da educação pública do DF. A percepção dos estudantes acerca da disciplina é a de que o cumprimento das regras se dá pelo medo das sanções aplicadas e não pela compreensão e significado das normas escolares. Dessa forma, pode-se concluir que os princípios de exercício democrático e de cidadania não estão sendo estimulados. Além disso, observa-se que há uma incompatibilidade entre participação social e disciplina militar dentro do espaço escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to analyze the perspective of students about discipline and social participation within militarized public schools in the Federal District (DF), where, by 2022, fifteen public schools were transformed into Civic-Military Colleges. The management of these units came to be called Shared Management, which occurred with the partnership between the State Department of Education and the State Department of Public Security, in addition to adherence to the National Program of Civic-Military Schools (PECIM). There is, therefore, the inclusion of new actors in the school space: the Military Police of the Federal District (PMDF), the Military Fire Department of the Federal District (CBMDF) and the Armed Forces (FA). Based on this reality, this study has the following specific objectives: i) to investigate the concept of disciplinary culture within the new parameter of school organization; ii) analyze the students' perception of the subject; iii) identify social participation within the new management; and iv) verify the relationship between discipline and social participation. To this end, the research uses the Qualitative Method as a methodological procedure and a Case Study approach to the reality of the Federal District as a strategy, applying multiple data collection instruments, such as document analysis, bibliographic review and focus group. The research subjects are students in the 9 th grade of Elementary and High School from three militarized educational units in the DF with the performance of the disciplinary management of the PMDF, the CBMDF and the FA. It was possible to identify with the research the importance of designing the terminology regarding the understanding of the militarization of education, the growth of this phenomenon within civilian institutions and the exponential increase in the number of militarized schools from 2019. Another element in evidence is the relevance of the productions on the subject, with a view to expanding the debate on more effective educational public policies. The challenge of school discipline and the social participation of the school community, as characteristics that reverberate the quality of education, were explored and the concept of applied disciplinary culture is that of military discipline, which does not suit the purposes of public education in the Federal District. The students' perception of the discipline is that compliance with the rules is due to fear of the applied sanctions and not to the understanding and meaning of school norms. Thus, it can be concluded that the principles of democratic exercise and citizenship are not being encouraged. In addition, it is observed that there is an incompatibility between social participation and military discipline within the school space.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas cívico-militares-
Palavras-chave: dc.subjectMilitarização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGestão compartilhada-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - percepção-
Título: dc.title"Isso é presídio, moço!" : o que pensam os(as) estudantes sobre as escolas militarizadas do DF-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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