
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Weller, Wivian | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7377 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2005000100008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905913 | - |
| Descrição: dc.description | Na produção bibliográfica existente, constata-se uma lacuna no que diz respeito à participação feminina nas (sub)culturas juvenis. Será que jovens-adolescentes do sexo feminino constituem uma minoria no movimento hip hop ou em outras manifestações culturais como as galeras ou gangues? O presente artigo questiona a ausência de estudos sobre jovens-adolescentes do sexo feminino, tanto nos trabalhos sobre juventude como nos estudos feministas, destacando a necessidade de pesquisas voltadas para a compreensão das ações juvenis em seus contextos específicos. Com base em dados empíricos sobre jovens-adolescentes negras e jovens de origem turca pertencentes ao movimento hip hop nas cidades de São Paulo e Berlim, discute ainda a luta pela conquista de espaço e de reconhecimento nesse movimento cultural de predominância masculina. | - |
| Descrição: dc.description | The omission of girls in the literature of youth (sub)cultures is evident. Are feminine groups, in fact, in a minority position in the hip hop movement or in other cultural expressions like the "galeras" or "gangs"? The present article interrogates the absence of research about girl-cultures in the area of youth studies and also in the gender studies. Based on empirical research among black girls and girls of Turkish origin who belong to the hip hop movement in the cities of São Paulo and Berlin, respectively, the paper shows the effort of these girls in the achievement of power and recognition in this male dominated culture. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude e gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jovens - cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
| Título: dc.title | A presença feminina nas (sub)culturas juvenis : a arte de se tornar visível | - |
| Título: dc.title | The feminine presence in youth subcultures : the art of getting visible | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: