Interação família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita

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Autor(es): dc.creatorMunhoz, Silmara Carina Dornelas-
Autor(es): dc.creatorMaciel, Diva Maria Moraes Albuquerque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:20:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:20:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6060-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1984-02922008000100024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905910-
Descrição: dc.descriptionA abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe sociocultural constructivist approach shows the relevance of the negotiation process lived in interactions child-family in context of reading and writing to constitution of the reader. This paper, part of a wider research, tries to identify in the interactions child-family, possibilities of negotiation and its contribution in the construction the meaning of reading and writing by the children. The analyzed subject was extracted of a situation applied to students of the first year of the elementary level of a public school in DF, and with their relatives. Two girls, both with seven years old, and their mothers, were selected and videotaped for this paper. A microanalysis of the data was made, considering the communicative and metacommunicative aspects of the participants interactions. Conflicts on the goal orientation of dyads were observed. These conflicts promoted positive negotiations or real impasses to joint construction of the written language.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução da linguagem escrita-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de negociação-
Palavras-chave: dc.subjectInterações família-criança-
Título: dc.titleInteração família-criança : possibilidades de negociação na co-construção da escrita-
Título: dc.titleInteraction family-children : negotiation possibilities in the co-construction of the written-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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