Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Janara Kalline Leal Lopes de | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Edimárcia Ramos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-07-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13551 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905897 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2013. | - |
Descrição: dc.description | Ao entender que um advento importante do século XV desencadeou mudanças significativas na sociedade medieval, a presente pesquisa busca compreender como a historiadora Elizabeth L. Eisenstein utilizou-se dos aportes teóricos e metodológicos da História para estudar o impacto da imprensa, fazendo com que dois campos distintos, História e Comunicação, dialogassem. O objetivo principal é esclarecer como a historiadora construiu essa relação entre os dois campos. A dissertação parte da revisão bibliográfica referente à Eisenstein, desenvolve uma análise conceitual dos principais autores dos estudos dos meios de comunicação e, por último, desenvolve uma análise crítica em cima das questões levantadas, a fim de entender os aportes epistêmicos teóricos e metodológicos utilizados por Eisenstein na construção da relação entre o campo da História e da Comunicação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Acknowledging that an important happening in the 15th century unleashed significant changes in medieval society, this research wants to understand how the historian Elizabeth L. Eisenstein used History's theorical and methodological tools in order to study the impacts of press, producing a dialogue between two distinct fields: History and Communication. The main purpose of this work is to clarify how this woman built the relation between these two fields. We begin with a bibliographic review concerning Eisenstein; we develop a conceptual analysis of the main authors in the field of mass communication and, at last, we build up a critical analysis over some formulated questions, in order to understand the theorical and methodological contributions used by Eisenstein in the construction of the relation between History and Communication. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eisenstein, Elizabeth L. - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imprensa - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa | - |
Título: dc.title | A construção de um diálogo entre história e comunicação na obra de Elizabeth Eisenstein | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: