Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Amiel, Tel | - |
Autor(es): dc.creator | Mesquita, Robson | - |
Autor(es): dc.creator | Oddone, Andre | - |
Autor(es): dc.creator | Alexandre, Maria Esther | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Figueirôa, Maria de Fátima dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37985 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.879 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905862 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta o resultado de um levantamento sobre práticas e percepções de docentes quanto aos recursos educacionais que utilizam em suas disciplinas. O estudo, conduzido em uma Faculdade de Educação, visou compreender como os formadores de professores buscam, produzem e disponibilizam seus recursos educacionais, e suas relações com Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PEA/REA). Os resultados apontam que docentes fazem uso do espaço digital para encontrar e disponibilizar recursos educacionais, no entanto, apontam receios quanto ao uso e reuso de recursos de terceiros. Discutimos como esses e outros resultados podem levar a oportunidades de formação no âmbito da educação aberta. | - |
Descrição: dc.description | This article presents the result of a research project aimed at understanding the perceptions and practices of professors in regards to educational resources used in their classes. The study was conducted at a School of Education and aimed to understand how those who teach our future teachers search for, produce, and make available their educational resources, and how this relates to Open Educational Resources and Practices (OER/OEP). The results indicate that professors make extensive use of the digital space to find and make resources available, and weariness in regards to the use and reuse of resources from third parties. We discuss these and other results and how they can be used for professional development in the field of open education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Sociedade Brasileira de Computação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo organizador do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019) para disponibilizar, gratuitamente, o artigo “Recursos educacionais e abertura: percepções e práticas docentes no ensino superior” de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos educacionais abertos (REA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | Recursos educacionais e abertura : percepções e práticas docentes no ensino superior | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: