Educação e migração na região norte : análise dos currículos estaduais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLazarini, Twila-
Autor(es): dc.creatorBatista, Mayara de Souza-
Autor(es): dc.creatorSouza, Rodrigo Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:20:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:20:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42584-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905844-
Descrição: dc.description11 Este artigo divulga resultados parciais da pesquisa Narrativas Migrantes: formação, identidade e reinvenção de si, do grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência – REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa conta com o apoio do Edital DPI/DPG Nº 02/2021,-
Descrição: dc.descriptionO seguinte artigo apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla sobre o fenômeno da migração no Brasil, nesse escrito os esforços estão centrados na região Norte. No texto nos propomos a analisar os dispositivos curriculares da região norte do Brasil no que trazem do migrante em termos de apropriação conceitual. A região Norte é a região do país que mais recebe e integra migrantes e refugiados em seus estados, dada a proximidade com os países vizinhos, onde o fluxo de refugiados saindo de seus países é grande (como a Venezuela e o Haiti). A crescente entrada de venezuelanos por Pacaraima, em Roraima, desperta a atenção para a situação educacional da região. Como esta está preparada para a chegada súbita de tantos novos integrantes? Diante dessa especulação, foi feita a análise dos currículos estaduais dos sete estados da região, em busca do termo migrante, refugiado e seus correlatos, vendo qual a importância que o assunto tem gerado dentro da educação e como os estados tem buscado lidar com o fluxo crescente de pessoas, além de suas diferentes necessidades educacionais. Foram analisados os currículos da Educação Básica: Ensino Fundamental I e II, e os resultados são promissores nos estados que recebem grandes remessas de migrantes (como Roraima), mas deixam a desejar em outros estados. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma análise documental, dentro de uma perspectiva de bricolagem hermenêutica. Em termos teóricos, o estudo alinha-se com uma abordagem dos Migration Studies, aos mesmo tempo em que alinha-se com as perspectivas pós-estruturalista e pós-colonial para compreender como o sujeito migrante se encaixa no processo de desumanização, dos corpos que valem menos no arranjo do capitalismo global.-
Descrição: dc.descriptionThe following article presents partial results of a broader investigation on the phenomenon of migration in Brazil, in this writing, the efforts are focused on the North region. In the text, we propose to analyze the curricular devices of the North region of Brazil in what they bring about the migrant in terms of conceptual appropriation. The North region is the region of the country that most receives and integrates migrants and refugees in its states, given its proximity to neighboring countries, where the flow of refugees leaving their countries is large (such as Venezuela and Haiti). The increasing entry of Venezuelans through Pacaraima, Roraima, draws attention to the educational situation of the region. How is it prepared for the sudden arrival of so many newcomers? Because of this speculation, an analysis of the state curricula of the seven states in the region was made in search of the term migrant, refugee, and their correlates, seeing what importance the subject has generated within education and how the states have tried to deal with the growing flow of people, besides their different educational needs. We analyzed the curricula of Basic Education: Elementary School I and II, and the results are promising in the states that receive large remittances of migrants (such as Roraima), but leave something to be desired in other states. From the methodological point of view, this is a documental analysis, within a hermeneutic bricolage perspective. In theoretical terms, the study aligns with a Migration Studies approach, while also aligning with post-structuralist and post-colonial perspectives to understand how the migrant subject fits into the process of dehumanization, of bodies that are worthless in the arrangement of global capitalism.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC SA) - TODO O CONTEÚDO DESTA PUBLICAÇÃO, EXCETO ONDE ESTÁ IDENTIFICADO, ESTÁ LICENCIADO SOB UMA LICENÇA CREATIVE COMMONS.-
Palavras-chave: dc.subjectMigração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRefugiados-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil, Norte-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Título: dc.titleEducação e migração na região norte : análise dos currículos estaduais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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