Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
Autor(es): dc.creatorJesus, Rafael Tereso de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905788-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequencia didática fundamentada sob o formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O desenvolvimento e a aplicação das atividades presentes neste trabalho deram-se a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, preconizando que aquilo que o aluno já sabe é a componente mais importante que sustenta o processo de aprendizagem. As partículas elementares foram tomadas como suporte para as situações-problema, atividades desenvolvidas e aplicação dos jogos de cartas que possibilitaram analisar o modelo padrão, sua constituição, os conceitos físicos envolvidos e discutir temas relacionados com a formação dos hádrons. A análise dos dados obtidos reforça a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio através de iniciativas alternativas ao ensino tradicional desses tópicos e reafirma a potencialidade da aplicação de jogos na educação.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents the results of the production and application of a didactic sequence based in the form of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS. The development and application of the activities present in this work gave rise to David Ausubel Significant Learning Theory, suggesting that what the student already knows is the most important component that sustains the learning process. The elementary particles were taken as support for problem situations, developed activities and application of card games that made it possible to analyze the standard model, its constitution, the physical concepts involved and discuss themes related to the formation of hadrons. The analysis of the obtained data reinforces the need to insert topics of Modern and Contemporary Physics in High School through alternative initiatives to the traditional teaching of these topics and reaffirms the potential of the application of games in education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)-
Palavras-chave: dc.subjectPartículas elementares-
Título: dc.titleProposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas-
Título: dc.titleProposal of a UEPS to teach particle physics through card games-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.