Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dal Rosso, Sadi | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Fernanda Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39466 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905759 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020. | - |
Descrição: dc.description | O trabalho constitui elemento fundante e estruturante da vida coletiva na medida em que as sociedades se constituem e se organizam por meio dele. O trabalho docente se expressa pela mediação para a formação dos alunos nas esferas cotidiana e não cotidiana da vida social e está impregnado pelo objeto humano, uma vez que é permeado por interações entre indivíduos. O direito a educação é tido como conquista no mundo ocidental no século XVIII, a partir da constituição de um Estado de Direito com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nessa perspectiva, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é definida como modalidade de ensino da educação básica, destinada ao atendimento de indivíduos que não tiveram oportunidade de acesso e/ou permanência no ambiente escolar e, portanto, não puderam concluir os estudos na idade regular e se constitui em importante instrumento de inserção das camadas populacionais historicamente excluídas. O objetivo desta pesquisa consiste em compreender as condições de trabalho às quais os docentes encontram-se inseridos e analisar os sentidos do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal. Buscamos nesse sentido identificar o modo como estes profissionais percebem o tempo de trabalho e não trabalho na medida em que explicitamos as dificuldades percebidas para o desempenho da profissão em Educação de Jovens e Adultos, bem como examinar as representações que os professores têm de si enquanto profissionais da educação, especificamente nessa modalidade de ensino. Dentre os resultados, verificamos que os professores se encontram inseridos em uma conjuntura de precarização do trabalho, mediante jornadas de trabalho elevadas – restandolhes pouco tempo para descanso e lazer – , carência nos percursos formativos, ausência de materiais didáticos – que traduzem um cenário precário para realização das práticas educativas –, e sensação de insegurança, que não se restringe ao ambiente escolar. Verificamos com base nos relatos dos professores, a concepção de EJA enquanto espaço de acolhimento e troca, na medida em que o objetivo traduzido e concebido é o de criar condições para que os estudantes desenvolvam competências para lidar com situações cotidianas de maneira autônoma. Nesse sentido, a ideia de emancipação da educação é constantemente associada ao ideal de profissionalização, que demonstra em alguma medida um afastamento da concepção freireana de educação e aproximação da concepção bourdieusiana, que parte da ideia de educação para reprodução. Dentre os sentidos da docência em EJA, os ideais de voluntariado e vocação atravessam os discursos dos professores, na medida em que se enfatiza as ideias de doação de tempo e conhecimento para melhorar a realidade dos indivíduos e o caráter da profissão docente enquanto sacerdócio, onde se privilegia o gosto pela docência. Verificamos ainda a dúplice questão do reconhecimento: se por um lado há ausência de reconhecimento social da profissão vinculada a desvalorização da profissão e invisibilidade da modalidade, por outro, há uma dimensão do reconhecimento associada a afetividade, que parte dos alunos em relação ao trabalho desenvolvido, sendo este um dos principais motivos afirmados que os motivam a permanecer lecionando na modalidade. Por fim, dentre os fatores desestimuladores apresentados pelos professores estão o acúmulo de jornada de trabalho, baixos salários e as baixas expectativas em relação a perspectivas de melhorias no cenário educacional, sobretudo no que se refere a Educação de Jovens e Adultos, diante do aprofundamento do estado de crise na esfera educacional que parece se agravar na atual conjuntura brasileira. | - |
Descrição: dc.description | Work is a founding and structuring element of collective life as societies are constituted and organized through it. The teaching work is expressed by the mediation for the formation of students in the daily and non-everyday spheres of social life and is permeated by the human object, since it is permeated by interactions between individuals. The right to education is seen as a conquest in the western world in the eighteenth century, from the constitution of a rule of law with the Universal Declaration of Human Rights. From this perspective, Youth and Adult Education (EJA) is defined as a modality of teaching of basic education, aimed at the care of individuals who had no opportunity to access and / or stay in the school environment and, therefore, could not complete the studies in regular age and constitutes an important instrument for the insertion of historically excluded The aim of this research is to understand the working conditions to which teachers are inserted and to analyze the meanings of teaching work in the Youth and Adults Education of the Federal District. In this sense, we seek to identify how these professionals perceive working and non-working time as we explain the perceived difficulties for the performance of the profession in Youth and Adult Education, as well as examine the representations teachers have of themselves as professionals. education, specifically in this type of education. Among the results, we find that teachers are inserted in a precarious work environment, through long working hours - leaving them little time for rest and leisure - lack of training courses, absence of didactic materials - that translate a scenario precarious for carrying out educational practices - and a feeling of insecurity, which is not restricted to the school environment. Based on the teacher’s reports, we verified the concept of EJA as a space of reception and exchange, as the translated and conceived objective is to create conditions for students to develop competences to deal with everyday situations autonomously. In this sense, the idea of emancipation of education is constantly associated with the ideal of professionalization, which demonstrates to some extent a departure from the Freirean conception of education and approximation of the bourdieusian conception, which starts from the idea of education for reproduction. Among the senses of teaching in EJA, the ideals of volunteering and vocation cross the discourses of teachers, as it emphasizes the ideas of giving time and knowledge to improve the reality of individuals and the character of the teaching profession as a priesthood, where the preference for teaching is privileged. We also verify the double issue of recognition: if on the one hand there is absence of social recognition of the profession linked to the devaluation of the profession and invisibility of the modality, on the other, there is a dimension of recognition associated with affection, which part of the students in relation to the work developed This is one of the main reasons stated that motivate them to continue teaching in the sport. Finally, among the discouraging factors presented by teachers are the accumulation of working hours, low salaries and low expectations regarding the prospects of improvement in the educational scenario, especially regarding Youth and Adult Education, given the deepening of the state of crisis in the educational sphere that seems to worsen in the current Brazilian conjuncture. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condições de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - aspectos sociológicos | - |
Título: dc.title | Entre sentidos e experiências : um estudo sobre trabalho docente e suas perspectivas na Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: