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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Yamashita, Yaeko | - |
Autor(es): dc.contributor | mscleandro@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Leandro Rodrigues e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905753 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | - |
Descrição: dc.description | A tese propõe uma nova abordagem de planejamento do transporte interurbano, considerando a integração dos diferentes modos de transportes voltados à mobilidade das pessoas. Conceituou-se transporte interurbano e mobilidade interurbana, temas esses, pouco estudados em uma ótica ampliada no Brasil. A segregação institucional do planejamento, gestão, regulação e operação dos transportes interurbanos no Brasil geram visões limitadas e distantes das dos usuários, que enxergam todas as opções de deslocamento como um sistema único e disponível para atender suas demandas de viagens. As visões limitadas tendem a gerar ações não efetivas e até conflitantes entre os modos de transporte e instâncias, desperdiçando um potencial de complementariedade que poderia ser aproveitado se o sistema fosse planejado como único. Dessa linha de raciocínio, propõem-se um planejamento sistêmico, intermodal e independente de jurisdições, embasando-se na premissa de que não é necessário ter jurisdição sobre um objeto para estudá-lo, compreendê-lo e propor ações que resultem na sua melhoria. As teorias da Nova Gestão Pública, com foco na eficiência pública, Teoria Geral dos Sistemas, Funcionalismo e experiências de outros países auxiliam a concepção e justificam a proposta, que busca a evolução do status atual de planejamento dos transportes, em nível nacional, com a definição de um objetivo comum para todos os subsistemas: a mobilidade interurbana. Foi realizado um ensaio de planejamento, em nível estratégico, resultando em contribuições de ferramentas de planejamento e de resultados inéditos que permitem conhecimento sobre o transporte interurbano de pessoas no Brasil na atualidade, assim como perspectivas tendenciais futuras. Uma rede de transportes essencial para a construção de um território com condições de mobilidade equiparadas foi definida. Essa rede estruturante essencial mune o Estado com uma ferramenta para conduzir um planejamento territorial por meio da intervenção nas infraestruturas e estímulos aos serviços de transporte, guiando os caminhos para desenvolvimento do sistema. Verificou-se que a abordagem de planejamento sistêmico aplicado no transporte interurbano auxilia a concepção de uma rede tronco-alimentadora nacional, mais eficiente; aproveita potenciais dos diferentes modos de transporte conforme as características das ligações; pode eliminar discussões sobre competitividade intermodal onde ela não é benéfica para o sistema e aproveitar oportunidades de competitividade em mercados onde há esse espaço; permite a evolução de ações e empreendimentos, como parcerias ou concessões intermodais e; fomenta a evolução da regulação e legislação dos setores para uma visão mais próxima às dos usuários, que não são exclusivos de um modo de transporte ou jurisdição. | - |
Descrição: dc.description | The work presents a new approach to planning interurban transport, considering the integration of different modes of transport aimed at people's interurban mobility. Interurban transport and interurban mobility were conceptualized, topics that have not yet been studied in Brazil. The institutional segregation of the planning, management, regulation and operation of interurban transport in Brazil generate limited views that are distant from those of users, who consider all travel options as a single and available system to meet their travel demands. Limited views tend to generate ineffective and even conflicting actions between modes of transport and instances, wasting a potential for complementarity that could be taken advantage of if the system were planned as unique. From this research line, a systemic, intermodal and jurisdiction-independent planning is proposed, based on the premise that it is not necessary to have jurisdiction over an object to study it, understand it and propose actions that result in its improvement. Theories of New Public Management, focusing on public efficiency, General Systems Theory, Functionalism and experiences from other countries help to design and justify the proposal, which seeks to evolve the current status of transport planning, at the national level, with the definition of a common goal for all subsystems: interurban mobility. A strategic level plan was developed, resulting in contributions of planning tools and unprecedented results that allow knowledge about the interurban transport of people in Brazil today, as well as future trend perspectives. An essential transport network for the construction of a territory with equal mobility conditions was defined. This essential structuring network provides the State with a tool to conduct territorial planning through intervention in infrastructure and incentives to transport services, guiding the paths for the development of the system. It concludes that the systemic planning approach applied to interurban transport helps to design a more efficient national trunk distribution network; takes advantage of the potential of different modes of transport depending on the characteristics of the flows; it can eliminate discussions about intermodal competitiveness where it is not beneficial to the system and take advantage of competitive opportunities in markets where there is this space; allows the evolution of actions and projects, such as partnerships or intermodal concessions and; it encourages the evolution of regulation and legislation in the sectors towards a vision closer to that of users, who are not exclusive to one mode of transport or jurisdiction. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade interurbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte interurbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes - planejamento | - |
Título: dc.title | A mobilidade interurbana para o Brasil : uma nova abordagem de planejamento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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