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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Borges, Lívia Freitas Fonseca | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Leda Regina Bitencourt da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:20:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:20:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16776 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905742 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado em Educação filiada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, sob a orientação da Profa. Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges, coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículo: Fundamentos e Práticas. A pesquisa foi realizada em escola pública, localizada na periferia do Distrito Federal. O tema central é a distorção idade-série, ou seja, a defasagem entre a idade e a série/ano que o estudante deveria estar cursando. Foi feita uma pesquisa com abordagem qualitativa que utilizou como procedimentos dois grupos focais com os estudantes; entrevistas semiestruturadas com dez mães/pais, com as três professoras que atuavam em turmas de distorção idade-série, sendo uma de ‘alfabetização’ e duas denominadas ‘em processo’, e com o diretor e a coordenadora da escola; observação participante; e análise documental dos históricos dos estudantes. Os eixos de análise da pesquisa foram o currículo, série/ciclo e a avaliação das aprendizagens. O texto está dividido em capítulos: no primeiro, identifica-se que a distorção idade-série não é um problema local do Distrito Federal, pois ocorre em todos os estados brasileiros, e as causas recorrentes são reprovação, abandono e entrada tardia, sendo que a reprovação prevalece sobre as demais; o segundo mostra como a distorção idade-série se faz presente nas pesquisas, bem como o problema e os objetivos desta pesquisa; no capítulo três, apresentam-se o percurso metodológico com os respectivos instrumentos e os procedimentos de pesquisa; no quarto, estuda-se a gênese dessa problemática; no quinto, abordam-se as teorias de currículo orientadas por autores da teoria crítica; no sexto capítulo, a avaliação formativa e seus princípios são expostos ancorando-se em autores que a estudam e defendem como instrumento de superação da avaliação quantitativa, utilizada para medir, quantificar e classificar; o sétimo apresenta a escola em que foi realizada a pesquisa empírica, denominada neste trabalho como Escola da Resistência; e a última parte defende que a distorção idade-série se dá em decorrência da organização do sistema escolar e que a avaliação formativa e os estudos curriculares podem servir para minimizar essa problemática. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This work is the result of a Master's degree research in Education affiliated with the Post- Graduation Program in Education of the Faculty of Education of the University of Brasilia, under the guidance of Professor Dr. Lívia Freitas Fonseca Borges, coordinator of the Research Group Curriculum: Fundamentals and Practices. The research was held in public school located in the periphery of the Federal District. The central theme is the age-grade distortion, i.e., the gap between age and grade/year that the student should be enrolled in. It was made a research with qualitative approach that used as procedures two focus groups with the students; semi-structured interviews with ten mothers/fathers, with the three teachers who worked in groups of age-grade distortion, being one of ‘literacy’ and two called ‘in process’, and with the principal and the coordinator of the school; participant observation; and document analysis of the students’ academic records. The axes of analysis of the research were the curriculum, grade/cycle and learning evaluation. The text is divided into chapters: in the first it is identified that the age-grade distortion is not a local problem of the Federal District, since it occurs in all Brazilian states, and recurrent causes are failure, dropout and late entry, and failure prevails over the other ones; the second shows how the age-grade distortion is present in researches, as well as the problem and the objectives of this research; in chapter three, are presented the methodological path with its respective instruments and research procedures; in the fourth, it is studied the genesis of this problem; in the fifth, are approached the theories of curriculum guided by authors of the critical theory; in the sixth chapter, formative evaluation and its principles are exposed, anchoring in authors who study and defend formative evaluation as a tool for overcoming quantitative evaluation, used to measure, quantify and classify; the seventh one presents the school where the empirical research was held, referred in this work as School of Resistance; and the last part argues that the age-grade distortion happens as a consequence of the school system organization and that formative evaluation and curriculum studies may serve to minimize this problem. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Repetência | - |
| Título: dc.title | O currículo e a distorção idade-série nos anos iniciais do ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
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