O exercício de tecer como elemento de criação em cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaixeta, Ana Paula Aparecida-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Priscila Cristina Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:19:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:19:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38972-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905641-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2020.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação toma por objeto de análise o romance Cem anos de solidão, do autor colombiano Gabriel García Márquez. Em consonância com os estudos teóricos da Epistemologia do Romance, esta escrita dissertativa busca compreender o ato de tecer – do fazer e refazer contínuos - dos personagens como elemento de reflexão acerca das possibilidades de saberes da existência humana. Para tanto, a construção desta pesquisa apresenta quatro partes principais, sendo a primeira, nomeada de prólogo, que desdobra o processo de leitura do literário na condição de leitora-pesquisadora; e as demais estruturadas em capítulos. O primeiro capítulo traça aproximações com as proposições teóricas da Epistemologia do Romance como possibilidade de análise para compreender o exercício de tecitura enquanto uma escolha estética efetuada pelo autor e as possíveis intencionalidades que podem estar embutidas nesse elemento da narrativa; o segundo esboça apontamentos sobre a ideia de narrador, em diálogo com a teoria da Epistemologia do Romance, como um dos elementos do tecer, centrando-se nas possibilidades reflexivas que a voz narrativa ecoada no literário pode suscitar ao contribuir no entendimento da tecitura; e o terceiro desenvolve considerações sobre o processo criativo e reflexivo da personagem Úrsula a partir do gesto filosófico enquanto leitora-pesquisadora promovido e ampliado pela tecitura da voz do narrador. Desse modo, o ato de tecer em Cem anos de solidão permite criar possibilidades de conhecimentos acerca da condição humana reverberados na voz do narrador e na tecitura da personagem Úrsula.-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis takes as an object of analysis the novel “One Hundred years of solitude”, by the Colombian author Gabriel Garcia Marquez. According to the theoretical studies of the Epistemology of Romance, this piece of academic writing aims to understand the act of weaving, that is to say, the continuous process of creation of a character as an element of reflection on the possibilities of the knowledge of human existence. For such purpose, the construction of this research presents four main parts, the first named prologue unfolds the process of literary reading in the condition of reader/researcher and the remaining parts were assembled as chapters. The first chapter draws approximations with theoretical propositions of the Epistemology of Romance as a possibility of an analysis that seeks to understand the exercise of weaving as an aesthetic choice made by the author and the possible intentionalities that may be attached to this element of narrative. The second chapter outlines notes about the idea of narrator, in dialogue with the Epistemology of Romance, as one of the elements of weaving, focusing on the reflective possibilities that the echoed narrative voice in the literary text can raise by contributing to the comprehension of weaving. The third chapter develops considerations about the reflective and creative process of the character named Ursula from the philosophical gesture of a researcher/reader, fostered and amplified by the weaving of the narrator’s voice. Therefore, the act of weaving in One Hundred years of solitude allows to create possibilities of knowledge of the human condition reverberated in the voice of the narrator and the weaving of Ursula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia do Romance-
Palavras-chave: dc.subjectCem anos de solidão-
Palavras-chave: dc.subjectTecitura-
Palavras-chave: dc.subjectCondição humana-
Palavras-chave: dc.subjectGabriel García Márquez-
Título: dc.titleO exercício de tecer como elemento de criação em cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.