Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Resende, Lúcia Maria Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Tolêdo, Elizabeth Maria Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:19:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:19:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8667 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905627 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve por objetivo analisar concepções, ações e processos avaliativos do Estágio Curricular do curso de Pedagogia - modalidade EaD, da UNITINS, capazes de contribuir na formação do pedagogo dos anos iniciais do ensino fundamental. E o problema de pesquisa investigado foi: quais concepções, ações e processos avaliativos do Estágio Curricular do curso de Pedagogia - modalidade EaD, da UNITINS, podem contribuir na formação do pedagogo - anos iniciais do ensino fundamental? O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionados ao Estágio, a relação teoria-prática, ao planejamento, à orientação, à operacionalização e à avaliação do Estágio. Para o percurso metodológico, adotou-se como referência a abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso junto à coordenação do curso, professores, tutores, representante da equipe pedagógica e alunos do curso de Pedagogia - EaD, turma 2006/1 da UNITINS. O levantamento de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas, análise de documentos institucionais e questionários. A investigação mostra as fragilidades e as possibilidades do Estágio na modalidade a distância e suas especificidades. As reivindicações por parte dos alunos são pertinentes, e as apreciações dos professores também são procedentes. Detectou-se que o Estágio de um curso na modalidade a distância tem características e exigências semelhantes ao Estágio no ensino presencial. A relação teoria-prática é fundamental em todo o curso. Os resultados alcançados apontaram a necessidade da presença de um tutor presencial em cada telessala para orientar, acompanhar e avaliar o Estágio; necessidade de equipar tecnologicamente as telessalas e os centros acadêmicos; criar mecanismos de dar à equipe docente e à coordenação do curso o feedback necessário ao trabalho desenvolvido. Essas condições, ao serem atendidas certamente contribuirão para a formação de pedagogos capazes de desenvolver suas atividades pedagógicas com qualidade, colaborando com a melhoria do ensino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to analyze the concepts, actions and evaluation processes of the Curricular Training Course of Pedagogy - Distance Education mode of UNITINS, capable of contribute in the formation of the teacher in the early years of elementary school. The theoretical framework was based on studies and researchs related to the stage, the relation between theory and practice, the planning, to direction, to operation and to evaluation of the stage. The methodological approach was the qualitative approach, from a case study next to the course coordinator, teachers, tutors, representing the teaching staff and students of Education Course - Distance Education, class of 2006/01, of UNITINS. The survey of information involved conducting semistructured interviews, analysis of institutional documents and questionnaires. The research shows the weaknesses and internship possibilities in the distance mode and its specificities. Spotted that the stage of a course in distance mode has characteristics and requirements similar to the stage in teaching. The relationship between theory and practice is essential throughout the course. The results indicated the need for the presence of a guardian presence in each tele-classrooms to guide, monitor and evaluate the stage; equippe the TV rooms technologically and the academic centers; create mechanisms to give the teaching staff and the course coordinator, the necessary feedback to the work for they developed. These conditions to be met will certainly contribute to the formation of teachers capable of developing their educational activities with quality, confirming the improvement of the educational process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | O curso de pedagogia na modalidade a distância : o pensado, o dito e o feito no estágio curricular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: