China and the cinema : soft power, strategic narratives, and relations with the United States

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Autor(es): dc.contributorBecard, Danielly Silva Ramos-
Autor(es): dc.contributorMello, Cecília Antakly de-
Autor(es): dc.creatorMenechelli Filho, Paulo Roberto Tadeu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:19:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:19:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48404-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905595-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo explorar a relação entre a crescente influência global da China e o uso de filmes como ferramentas de soft power para disseminar narrativas estratégicas e aprimorar sua imagem internacional. Partindo da premissa de que os formuladores de políticas e estrategistas chineses estão plenamente conscientes da necessidade de fomentar percepções globais positivas, ao mesmo tempo em que mitigam reações negativas ao crescente poder militar e econômico do país, este estudo investiga as três principais estratégias utilizadas pela China para aprimorar sua imagem internacional através do cinema: 1) aproveitar a importância do mercado cinematográfico chinês e a posição da China em Hollywood, o que resulta em um aumento de filmes de Hollywood adaptados ao público e à censura chinesa, uma vez que Hollywood se torna cada vez mais dependente da China, tanto em termos de investimentos em estúdios em Hollywood quanto em receitas de bilheteria; 2) absorver talentos e recursos de Hollywood para criar histórias chinesas, em vez de histórias de Hollywood com elementos chineses superficiais, em um novo modelo de coprodução; e 3) criar superproduções chinesas com alcance global, visando à disseminação direta das narrativas estratégicas da China para audiências internacionais. Adotando uma perspectiva pós-estruturalista que considera as imagens visuais como forças políticas que moldam tanto eventos internacionais quanto nossa compreensão sobre acerca eles, e dedicando especial atenção aos debates entre estudiosos chineses de Relações Internacionais sobre essas questões, esta pesquisa incorpora uma abordagem de método misto. Ao combinar análises quantitativas e qualitativas e conduzir entrevistas semiestruturadas com participantes relevantes nessas dinâmicas, o estudo oferece percepções abrangentes sobre a dinâmica da projeção do soft power e a disseminação de narrativas estratégicas através do cinema. Os resultados desta pesquisa revelam uma exceção notável no caso das relações China-Estados Unidos, onde a crescente proeminência da China resulta tanto em maior disseminação de suas narrativas quanto em maior resistência à sua influência, diminuindo consequentemente a eficácia de seu soft power através do cinema nesse contexto específico. No entanto, além dessa situação particular, emerge das análises um claro padrão: o poder crescente da China está correlacionado a uma capacidade ampliada de moldar narrativas estratégicas em filmes, aumentando assim seu soft power e facilitando a concretização de seus objetivos de política externa. Em última análise, esta dissertação lança luz sobre a interação multifacetada entre o status global em evolução da China, suas iniciativas de soft power no cinema e os impactos diversos na comunidade internacional. Ao obter uma compreensão mais profunda dessas interações complexas, formuladores de políticas e pessoas pesquisadoras podem compreender melhor as amplas implicações das estratégias de soft power da China no cenário global.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to explore the relationship between China’s growing global influence and its use of films as soft power tools to disseminate strategic narratives and improve its international image. Starting from the premise that Chinese policymakers and strategists are fully aware of the need of fostering positive global perceptions while mitigating negative reactions to the country’s expanding military and economic prowess, this study investigates the three primary strategies employed by China to enhance its international image through films: 1) leveraging the importance of the Chinese film market and China’s position in Hollywood, which results in an increasing number of Hollywood movies tailored to the Chinese audience and censors, as Hollywood becomes increasingly dependent on China, both in terms of investments in Hollywood studios and box-office revenue; 2) absorbing Hollywood talent and resources to create Chinese stories rather than Hollywood stories with token Chinese elements in a new co-production model; and 3) creating Chinese global blockbusters, directly disseminating China’s strategic narratives to international audiences. Adopting a poststructuralist perspective which considers that visual images are political forces, that shape both international events and our comprehension of them, and paying special attention to Chinese International Relations scholars debating these issues, this research incorporates a mixed-method approach. By combining quantitative and qualitative analyses and conducting semi-structured interviews with key stakeholders, the study offers comprehensive insights into the dynamics of soft power projection and strategic narratives dissemination through cinema. The findings of this research reveal a notable exception in the case of China-United States, where China’s growing prominence results in both increased dissemination of its narratives and heightened resistance to its influence, consequently diminishing the effectiveness of its soft power through cinematic means. However, beyond this specific context, a clear pattern emerges: China’s rising power correlates with an amplified capacity to shape strategic narratives in films, thereby augmenting its soft power and facilitating the realization of Chinese foreign policy goals. Ultimately, this dissertation sheds light on the multifaceted interplay between China’s evolving global status, its cinematic soft power endeavors, and the varying impacts on the international community. By gaining a deeper understanding of these complex interactions, policymakers and scholars can better grasp the broader implications of China’s soft power strategies on the global stage.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Relações Internacionais (IREL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Relações Internacionais-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectSoft power-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectChina-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas estratégicas-
Título: dc.titleChina and the cinema : soft power, strategic narratives, and relations with the United States-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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