
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:19:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:19:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30935 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2237-266063920 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905559 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo realiza uma análise do conjunto da primeira fase da obra do escritor Peter Handke. Parte-se de um ensaio teórico elaborado pelo próprio Handke para dele destacar sua concepção de frase fílmica. Ao longo das análises de diversas obras constata-se como essa percepção estética perpassou seu teatro, seus romances, seu filme de estreia como diretor e os roteiros de sua colaboração com Wim Wenders. Numa síntese conceitual e interpretativa da sua obra, o artigo propõe uma articulação entre a prática da ekphrasis e o surgimento de uma dramaturgia intermedial, na qual o gesto da escrita precisa se reinventar entre fronteiras de linguagens, mídias, novas materialidades e tecnologias. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents an analysis of the first phase in Peter Handke’s work. It focuses on a theoretical concept developed by Handke to highlight his filmic sentence. Upon analysis of several of his works, it appears that this aesthetic sensibility pervaded his theater, his novels, his debut as a filmmaker and the scripts he wrote in collaboration with Wim Wenders. As an interpretative summary of his work, the paper defends the existence of a link between the practice of ekphrasis and the emergence of an intermedial dramaturgy, in which the writing gesture needs to reinvent itself between languages borders, media, new technologies and materialities. | - |
| Descrição: dc.description | L’article présente une analyse de l’ensemble de la première phase de l’oeuvre de l’écrivain Peter Handke. On part d’une conception théorique développé par Handke lui-même, qui culmine a la phrase filmique. Au long de l’analyse on passe pour plusieurs ouvrages pour marquer que cette perception esthétique est présente dans son théâtre, ses romans, son premier film en tant que metteur en scène et les scripts de sa collaboration avec Wim Wenders. Pour résumé et interpréter son travail, l’article propose un lien entre la pratique de ekphrasis et l’émergence d’une dramaturgie intermédiale, dans laquelle le geste d’écriture doit se réinventer entre langages, frontières, les médias et des nouvelles technologies. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602017000200407&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jan. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho (Arte) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intermedialidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dramaturgia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Handke, Peter | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura alemã | - |
| Título: dc.title | Estilhaços da frase fílmica : a dramaturgia intermedial de Peter Handke | - |
| Título: dc.title | Splinters of the filmic sentence : the intermedial dramaturgy of Peter Handke | - |
| Título: dc.title | Fragments de la phrase filmique : Peter Handke et son dramaturgie intermediale | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: