Duas décadas de premiação, quantas de inovação? : o papel da difusão no Prêmio Enap

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorArisawa, Elisângela Dourado-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Marina Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:19:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:19:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36537-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1679-395174414-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0002-8153-5933-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://orcid.org/0000-0001-5052-3975-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905468-
Descrição: dc.descriptionEste estudo mapeia dimensões e variáveis explicativas da difusão da inovação em serviços públicos e testa sua aplicação ao caso do Prêmio Enap. Por meio de revisão de literatura, compõe-se um modelo teórico conceitual explicativo da difusão da inovação aplicável a serviços públicos para posterior teste empírico. Esse modelo tem 10 variáveis, distribuídas em 2 dimensões: 1) Características da organização - composta por a) sobra organizacional, b) flexibilidade e descentralização, c) alinhamento entre alta administração, gerências e líderes, d) comunicação inter e intraorganizacional, e) capacidade de assumir riscos e f) aprendizagem/conhecimento organizacional; e 2) Características da inovação - composta por a) adaptação/reinvenção, b) complexidade, c) vantagem relativa e d) compatibilidade. Testa-se a manifestação das dimensões e suas variáveis na percepção de 5 membros da avaliação externa do Prêmio Enap, aqui denominados especialistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses especialistas e seus relatos, junto a documentos associados ao Prêmio Enap, foram submetidos a análise de conteúdo com categorias definidas a priori. Os resultados apontam que as 10 variáveis das 2 dimensões foram reconhecidas e tipificadas pelos especialistas, confirmando a aplicabilidade das dimensões teóricas ao objeto dos serviços públicos. No entanto, algumas das variáveis, a exemplo da “capacidade de assumir riscos”, têm manifestação diversa da apresentada na teoria original.-
Descrição: dc.descriptionThis study maps the dimensions and variables that explain the diffusion of innovation in public services and test their applicability in the case of the ENAP Awards. The article presents a literature review that supports a conceptual explanatory theoretical model for innovation diffusion in public services, for future use in an empirical test. The model consists of two dimensions and ten variables. In the dimension organization characteristics, the variables are resource slack, flexibility and decentralization, alignment between high-management, managers, nad leaders, inter and intra-organizational communication, risk-taking capacity, and organizational learning/knowledge. As for the dimension innovation characteristics, the variables are adaptation/reinvention, complexity, relative advantage, and compatibility). The occurrence of these dimensions and their variables were tested through the perception of five members of the external review team of the ENAP Awards (called ‘Specialists’). Semi-structured interviews were conducted with the specialists. The research used content analysis and -pre-set categories to examine the interviews and documents related to the Awards. The specialists recognized and typified the dimensions and variables, confirming the applicability of the theoretical dimensions in the public services. However, some variables (such as “Risk-taking Capacity”) manifested differently from the way the original theory introduced them.-
Descrição: dc.descriptionEste estudio mapea dimensiones y variables explicativas de la difusión de innovaciones en servicios públicos y prueba su aplicación al caso del Premio Enap. Por medio de revisión de literatura, se compone un modelo teórico conceptual explicativo de la difusión de innovaciones aplicable a servicios públicos para posterior prueba empírica. El modelo está compuesto por dos dimensiones y diez variables: i) Características de la organización (dimensión compuesta por las variables Sobra organizacional; Flexibilidad y descentralización; Alineamiento de la alta administración, gerencias y líderes; Comunicación inter e intraorganizacional; Capacidad de asumir riesgos y Aprendizaje/conocimiento organizacional) y ii) Características de la innovación (dimensión compuesta por las variables Adaptación/reinvención; Complejidad; Ventaja relativa y Compatibilidad). Se prueba la manifestación de las dimensiones y sus variables en la percepción de cinco miembros de la evaluación externa del Premio Enap aquí denominados especialistas. Se realizaron entrevistas semiestructuradas con estos especialistas y sus relatos, con documentos asociados al Premio, y se sometieron a análisis de contenido con categorías definidas a priori. Los resultados indican que las dos dimensiones y las diez variables fueron reconocidas y tipificadas por los especialistas, lo que confirma la aplicabilidad de las dimensiones teóricas al objeto de los servicios públicos. Algunas de las variables, a ejemplo de “capacidad de asumir riesgos”, sin embargo, poseen manifestación diversa de la presentada en la teoría original.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectDifusão de inovações-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público - inovação-
Título: dc.titleDuas décadas de premiação, quantas de inovação? : o papel da difusão no Prêmio Enap-
Título: dc.titleIn two decades of awards, how many for innovation? : the role of diffusion within the Enap Awards-
Título: dc.titleDos décadas de premiación, ¿cuántas de innovación? : el papel de la difusión en el Premio Enap-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.