Análise da resposta de Ground Penetrating Radar na investigação de pavimentos asfálticos : estudo de um sítio de teste

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Welitom Rodrigues-
Autor(es): dc.contributormoreirageologia@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Jéssica de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:19:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:19:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905449-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas, 2021.-
Descrição: dc.descriptionUm dos principais desafios enfrentados no estudo de infraestruturas de rodovias está relacionado à avaliação da qualidade dos pavimentos rodoviários de maneira prática, não destrutiva e com o menor custo possível. As espessuras das camadas da estrutura do pavimento, não apenas do revestimento, serão fundamentais na definição da solução adequada para a sua recuperação. Nesse estudo é testado a aplicabilidade do método ground penetrating radar (GPR) na delimitação de camadas de pavimentos do Sítio Controlado de Geofísica Rasa Aplicada à Engenharia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os resultados com as campanhas geofísicas foram considerados satisfatórios pois possibilitaram a identificação de topo e base das 5 primeiras camadas com as antenas de 270, 400 e 900 MHz. A antena de 1600 MHz conseguiu delimitar apenas o topo-base das camadas CBUQ. O conjunto geomembrana e geotêxtil e a camada de concreto não foram identificados nos radargramas. A resolução de cada antena é 9.8 cm para 270 MHz, 6.0 cm para 400 MHz, 2.9 cm para 900 MHz e 1.6 cm para 1600 MHz.Com relação às estimativas de espessura das camadas, as antenas tiveram um percentual de eficiência de 83% (270 e 1600 MHz), 83,29% (400 MHz) e 84,40 % (900 MHz). As estimativas de espessura de camadas obtidas pelas antenas de GPR foram comparadas com a espessura real usando um teste t pareado (α= 0.05). Nenhuma diferença significativa na espessura das camadas foi observada para as antenas GPR versus espessura real. Para complementar a identificação das camadas realizada pela interpretação de camadas, foi analisada a intensidade do envelope do sinal. Embora a Transformada de Hilbert seja bastante utilizada para identificar regiões onde a amplitude varia, nesse caso, não foi possível identificar todas as camadas, com todas as frequências.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThe major challenges in the road infrastructure studies are related to the evaluation of road pavements quality in a practical, non-destructive, and low-cost way. Informations about the thickness of the layers are fundamental to repair pavements. In this study the applicability of ground penetrating radar method in the delimitation of pavements layer at the Shallow Geophysical Test Site Applied to Engineering of Universidade Estadual de Goiás (UEG) is tested. The ground penetrating radar present satisfactory results, identifying the top and base of the first 5 layers with of 270, 400 and 900 MHz antennas. The 1600 MHz antenna was able to delimit only top-base of the CBUQ layers. The geomembrane with geotextile set and concrete layer were not identified in the radargrams. The resolution of each antenna is 9.8 cm for 270 MHz, 6.0 cm for 400 MHz, 2.9 for 900 MHz, and 1.6 cm for 1600 MHz. Concerning layers thickness estimates, the antennas had an efficiency percentage of 83 % (270 and 1600 MHz), 83,29 % (400 MHz), and 84,40 % (900 MHz). Layers thickness estimates obtained from GPR antennas were compared with true thickness using a paired t test (α= 0.05). No significant differences in layers thickness were observed for the GPR antennas versus true thickness. To complement the identification of layers, in addition to the visual interpretation of radargrams, was analyzed the envelope trace. The envelope trace shows the intensity of energy signal and allow to visualize changes of amplitudes are significative. Although the Hilbert’s Transform is a useful tool to identify regions where the amplitude change, in this case, it was not possible to distinguish the boundaries from all the layers with all the used frequencies.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGround penetrating radar (GPR)-
Palavras-chave: dc.subjectPavimentos de asfalto-
Palavras-chave: dc.subjectInfraestrutura rodoviária-
Título: dc.titleAnálise da resposta de Ground Penetrating Radar na investigação de pavimentos asfálticos : estudo de um sítio de teste-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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