Habitus e capitais migratórios de haitianos no Paraná : trajetória educacional e inserção profissional em contextos de mobilidades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Márcio de-
Autor(es): dc.creatorCavalcanti, Leonardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T16:19:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T16:19:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48278-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1980-85852503880006708-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-1689-3574-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-9592-3005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905436-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa a trajetória de pequeno grupo de haitianos que concluíram cursos superiores na Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 2019 e 2021. Em termos concretos, examinamos a relação entre habitus e capitais de cada migrante que frequentou as aulas de português, concluiu os cursos superiores e iniciou sua carreira profissional. A seleção dos entrevistados foi realizada a partir da base de dados de alunos imigrantes e refugiados disponibilizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR. Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de habitus imigrante e capital migratório, desenvolvidos a partir da Teoria da Prática (Pierre Bourdieu, 1930- 2002). Em síntese, percebe-se que aqueles imigrantes providos de habitus adequados e de capitais específicos foram mais exitosos em seus percursos educacionais e inserção no mercado de trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the trajectory of a small group of Haitians who completed higher education courses at the Federal University of Paraná (UFPR), between 2019 and 2021. In concrete terms, we examine the relationship between habitus and capital of each migrant who attended Portuguese classes, completed higher education and started his professional career. The selection of interviewees was carried out from the database of immigrant and refugee students made available by the Pro-Rectory of Student Affairs at UFPR. As a theoretical framework, we used the concepts of immigrant habitus and migratory capital, developed from the Theory of Practice (Pierre Bourdieu, 1930-2002). In summary, it is clear that those immigrants with adequate habitus and specific capital were more successful in their educational paths and insertion in the labor market.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro Scalabriniano de Estudos Migratórios-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY)-
Palavras-chave: dc.subjectHaitianos-
Palavras-chave: dc.subjectParaná (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná-
Título: dc.titleHabitus e capitais migratórios de haitianos no Paraná : trajetória educacional e inserção profissional em contextos de mobilidades-
Título: dc.titleHabitus and migratory capitals of Haitians in Paraná : educational trajectory and professional insertion in mobility contexts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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