Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Márcio de | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcanti, Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:19:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:19:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48278 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1980-85852503880006708 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-1689-3574 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9592-3005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905436 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa a trajetória de pequeno grupo de haitianos que concluíram cursos superiores na Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 2019 e 2021. Em termos concretos, examinamos a relação entre habitus e capitais de cada migrante que frequentou as aulas de português, concluiu os cursos superiores e iniciou sua carreira profissional. A seleção dos entrevistados foi realizada a partir da base de dados de alunos imigrantes e refugiados disponibilizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR. Como referencial teórico, utilizamos os conceitos de habitus imigrante e capital migratório, desenvolvidos a partir da Teoria da Prática (Pierre Bourdieu, 1930- 2002). Em síntese, percebe-se que aqueles imigrantes providos de habitus adequados e de capitais específicos foram mais exitosos em seus percursos educacionais e inserção no mercado de trabalho. | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes the trajectory of a small group of Haitians who completed higher education courses at the Federal University of Paraná (UFPR), between 2019 and 2021. In concrete terms, we examine the relationship between habitus and capital of each migrant who attended Portuguese classes, completed higher education and started his professional career. The selection of interviewees was carried out from the database of immigrant and refugee students made available by the Pro-Rectory of Student Affairs at UFPR. As a theoretical framework, we used the concepts of immigrant habitus and migratory capital, developed from the Theory of Practice (Pierre Bourdieu, 1930-2002). In summary, it is clear that those immigrants with adequate habitus and specific capital were more successful in their educational paths and insertion in the labor market. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Haitianos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná | - |
Título: dc.title | Habitus e capitais migratórios de haitianos no Paraná : trajetória educacional e inserção profissional em contextos de mobilidades | - |
Título: dc.title | Habitus and migratory capitals of Haitians in Paraná : educational trajectory and professional insertion in mobility contexts | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: