Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gastal, Maria Luiza de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Avanzi, Maria Rita | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo Júnior, Antônio Claúdio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:19:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:19:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905353 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2011. | - |
Descrição: dc.description | Trata-se de pesquisa-ação que se desenvolve na vivência com jovens e adultos de uma escola pública do Distrito Federal. São discutidos desafios e conflitos da docência na Educação de Jovens e Adultos –EJA, com base na experiência do próprio autor, na condição de professor pesquisador reflexivo. A tentativa de superação das dificuldades se dá na articulação entre saberes escolares e saberes da experiência numa oficina em que conteúdos de zoologia foram trabalhados a partir de nossa relação com os outros animais. As histórias orais foram compartilhadas em roda e os textos produzidos foram expostos em varal literário no pátio da escola. A proposta baseia-se nas premissas freireanas e nas relações delas com outros autores, segundo os quais todo professor é um professor de leitura e produção de textos; a escola é uma instância legítima de construção de conhecimento; todo aprendizado é um exercício de releitura de sua própria experiência. Decorre desta pesquisa que é possível organizar atividades que levem em conta as trajetórias de vida particulares dos sujeitos sem deixar de ensinar ciências, com o benefício adicional de favorecer a construção de memória pessoal e coletiva, requisito à autonomia. O presente trabalho é a descrição fundamentada em teoria do processo em que histórias de vida foram penduradas em cordel. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This is about an action-research developed on an experience taken among young and adult students of a state school in the Distrito Federal. Youth and adult education`s conflicts and chalenges are discussed, based on the experience of the author who was in the condition of a reflexive-research teacher. The way of trying to get rid of the dificulties lies in the articulation between school-knowledge and the knowledges taken from life experience on a workshop in which zoology contents were discussed from the point of view of our relationship with other animals. The stories were shared in a circle and the texts produced were exhibited in an literary clothesline on the school yard. The proposal is based on the Paulo Freireʼs statements and itʼs relationship with other authors who shares the ideas that every teacher is an reading and writing (teaxt-producting) teacher; the school is a rightful place for the construction of knowledge; all knowledge is an exercise of re-reading on itʼs own experience. Comes from this research that is possible to organize activities that takes in consideration the particular live-paths of the subjects while the teaching of natural sciences proceeds, with the additional benefits of helping the construction of a personal and colective memory, required for the autonomy. This work is a description based on theory of the process in which stories of lifes were hung up in cordel. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos - Distrito Federal (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura de cordel brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Histórias de vida penduradas em cordel : uma experiência de troca de saberes no ensino de biologia para jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: