Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iglesias, Fabio | - |
Autor(es): dc.creator | Caldas, Lucas Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:19:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:19:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36837 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905332 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Processos de tomada de decisão relacionados à cooperação frequentemente envolvem dilemas sociais, situações em que há um conflito entre o interesse próprio e o interesse coletivo. Há, no entanto, uma quantidade grande de fatores explicativos que ainda não são suficientemente sistematizados. Esta tese de doutorado investigou experimentalmente o quanto um comportamento pró-social é eliciado por um processo automático ou por um processo deliberado, operacionalizando a chamada hipótese de heurísticas sociais, com base em um método de modelagem multinomial (process dissociation). Foram testadas seis hipóteses principais, envolvendo automatismo, carga cognitiva, repetição (one-shot x iteração), orientação de valor social, empatia e estilos de pensamento. Os Experimentos 1 e 2 deram suporte à hipótese de que cenários congruentes resultam em maior intenção de ajuda do que cenários incongruentes. Além disso, os dados do Experimento 1 contrariam o modelo empatia altruísmo, e no Experimento 2 não se verificou efeito de interação da carga cognitiva com o tipo de cenário. O Experimento 3 revelou que um jogo congruente (chicken game) gerou maior cooperação que um jogo incongruente (dilema dos prisioneiros), novamente sem interação com a carga cognitiva. Finalmente, o Experimento 4 mostrou não haver diferenças nas taxas de cooperação em dilemas dos prisioneiros do tipo one-shot e do tipo iterado. A orientação de valor social mostrou relações apenas no jogo tipo one-shot. Por outro lado, estilos de pensamento (racional x experiencial) e necessidade de cognição se mostraram variáveis pouco preditoras. Em conjunto, os experimentos desta tese revelam evidências inéditas para processos claramente distintos na tomada de decisão sobre cooperar, assim como a primazia de variáveis situacionais sobre as disposicionais. Discutem-se as implicações teóricas, metodológicas e práticas da pesquisa, considerando usos potenciais para o estudo e a resolução de conflitos. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Decision making processes related to cooperation frequently involve social dilemmas, situations in which there is a conflict between self-interest and collective benefits. Research in the area, however, reveal a big number of explaining factors that are not sufficiently systematized. This doctoral dissertation experimentally investigated how much a prosocial behavior can be elicited by either an automatic or a controlled process, operationalizing the so called social heuristics hypothesis by using a multinomial modelling method (process dissociation). Six main hypotheses were tested, involving automatism, cognitive load, repetition (one-shot x iterated), social value orientation, empathy, and thinking styles. Experiments 1 and 2 provided support for the hypothesis that congruent scenarios result in higher help intentions as compared to incongruent scenarios. Furthermore, data in Experiment 1 contradict the empathy-altruism model, and in Experiment 2 no interaction effect between cognitive load and type of scenario was found. Experiment 3 revealed that a congruent game (chicken game) generated higher cooperation than an incongruent one (prisoners’ dilemma game), again with no interaction with cognitive load. Finally, Experiment 4 showed that there are no differences between cooperation rates when comparing one-shot and iterated prisoner’s dilemma games. Social value orientation showed specific relations only to one-shot games. On the other hand, thinking styles (rational x experiential) and need for cognition are poor predictors. Together, the experiments in this dissertation reveal novel evidence for clearly distinct processes in prosocial decision making, as well as the primacy of situational variables over dispositional ones. Theoretical, methodological, and practical implications are discussed, considering potential uses for studying and solving conflicts. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento pró-social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resolução de conflitos | - |
Título: dc.title | Processos automáticos e controlados de cooperação em jogos de dilema social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: