
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pantoja, Selma | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:19:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:19:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8175 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905285 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo é uma tentativa de apresentar o percurso bibliográfico das muitas interpretações sobre a figura da rainha Nzinga, desde as primeiras imagens descritas na sua época até hoje. A intenção é captar os momentos das múltiplas representações, tanto nas formas especulativas como uma figura diabólica, ou nas intenções dos usos da figura da rainha mbundu enquanto reforço das construções de identidades. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This article is an attempt to present the bibliographical passage of many interpretations about the figure of the queen Nzinga, since the first described images at her time until today. The objective is to catch the moments of the multiple representations, as much in the speculative forms as a devilish figure, or in the intentions of the uses of the figure of the queen mbundu while reinforcement of the constructions of identities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | África - história | - |
| Título: dc.title | O ensino da história africana : metodologias e mitos – o estudo de caso da rainha Nzinga Mbandi | - |
| Título: dc.title | Teaching of African history : methodologies and myths – the case study of queen Nzinga Mbandi | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: