
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Schwantes, Cíntia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3734 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905234 | - |
| Descrição: dc.description | O conceito de representação na literatura suscita algumas questões: quem representa? Para quem? O que é representado? Podemos afirmar que a representação literária obedece a um duplo conjunto de regras: aquelas referentes ao que pode ser representado em um grupo social dado, que tem a ver com suas injunções, suas crenças e seus interditos, e aquelas referentes ao fazer literário em sí. Quando pensamos na representação de gênero, uma personagem deve, ao mesmo tempo, adequar-se nos conceitos vigentes de feminilidade ou masculinidade e ser verossímel. O romance de formação, que depende da negociação que o/a protagonista efetua com seu meio, pode prover o estudioso com um corpus excepcionalmente profícuo para a discussão dessa dupla articulação. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The comcept of representation in literature, raises a nunber of questions: Who is to represent? and represent what? and for whom? We can say that represntation in literature must obey a double set of rules: those concerning the social group wherw it takes place, and those concerning literary matters. As for representation of gender questions, a character must, at the same time, embody the current concept of femininity, or masculinity, and show verossimilliance. The apprenticeship novel, which relays on the intense negotiation the protagonist must carry with his/her enviromnent, provides us with an exceptionally rich corpus for the discussion of this double articulation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Feminilidade | - |
| Título: dc.title | Dilemas da representação feminina | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: