Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tenenblat, Nitza | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Janaína Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39597 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905223 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado) – Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação é um exercício, realizado entre leituras, residências artísticas e suas materializações coreográficas, de materializar uma escrita coreográfica das questões pelas quais me debrucei ao longo do mestrado em artes cênicas. Um recorte experiencial e imaginário do ajuntamento de noções que pudessem construir a ideia de “convite” enquanto uma poética nascida pelas lógicas e práticas da improvisação em dança. Nela, compartilho possibilidades de repensar “coreografia” enquanto a criação de contextos para coexistência, levando-me a propor um olhar sobre “residências artísticas” enquanto situação estratégica para processos criativos em colaboração. Com o texto, discorro também sobre algumas características levantadas para a elaboração da ideia de convites coreográficos e seus (im)possíveis desdobramentos. Ainda, como escolha estética, ética e política, evidencia-se a metodologia da prática como pesquisa, dialogando sobre estrutura enquanto conteúdo ao convidar (metalinguisticamente) a uma leitura que se abra à possibilidade de ser realizada de corpo todo. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This writing is an exercise, devised between readings, artistic residencies and its artistic materialisations, of materialising choreographies of the issues for which I have studied throughout the masters in performing arts. An experiential and imaginary clipping of the notions gathered wishing to build the idea of “invitation” as a poetics born from the logics and practices of dance improvisation. In it, I share possibilities of rethinking “choreography” as devising contexts for coexistence, leading me towards the "artistic residences" as strategic situation for creative processes in collaboration. By the text, I also talk about some characteristics raised for elaborating the idea of choreographic invitations and their (im)possible unfoldings. Still, as an aesthetic, ethical and political choice, the methodology of practice as research is revealed, dialoguing on structure as content by inviting (metalinguistically) to a whole-body reading. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Improvisação na dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes cênicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coreografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência artística | - |
Título: dc.title | A poética do convite : abrindo processos de composição coreográfica na improvisação em dança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: