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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Côrtes, Fernanda Werneck | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905199 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo aborda a relação entre a arte pública contemporânea e as instituições museológicas, objetivando a reflexão acerca da preservação e difusão dessas obras inseridas na paisagem. De modo abrangente, a arte pública contemporânea caracteriza-se pela instalação de obras – geralmente de larga escala – fora do ambiente físico dos museus em espaços de ampla e livre circulação. Com isso, altera a paisagem e insere-se na dinâmica social desses espaços. Frequentemente comissionadas por instituições museológicas, essas obras de arte, por estarem no meio urbano, são dependentes de diversas relações sociais e culturais e estão sujeitas a múltiplos tipos de espectadores. Logo, a sua preservação perpassa uma variedade de interesses, opiniões, posições políticas e questões éticas, de modo que estão sujeitas à realocação, à destruição, à remoção, o que pode vir a afetar a sua permanência não somente no espaço público, mas como herança às gerações futuras. Nesse sentido, dois projetos de arte pública contemporânea propostos e implementados pelo Itaú Cultural – o projeto Fronteiras (1998-2001) e o projeto Margem (2009-2010) - nos oferecem uma perspectiva para pensar essas questões. Enquanto as obras comissionadas pelo Fronteiras possuem caráter permanente e foram doadas pela instituição às prefeituras das cidades ou municípios, a única obra comissionada e realizada pelo Margem teve caráter temporário, permanecendo no meio urbano apenas durante cinquenta dias. Assim, esperamos analisar as estratégias de documentação e de comunicação dessas obras inseridas na paisagem, dependentes tanto de regimes de preservação urbana quanto de regimes de preservação museológica. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pela autora, em 25 out. 2018, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Título: dc.title | Intervenções artísticas na paisagem : a preservação da arte pública contemporânea pelas instituições museológicas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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