Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Delano Moody Simões da | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Bruce Lorran Carvalho Martins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T16:18:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T16:18:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39878 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/905198 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020. | - |
Descrição: dc.description | O indivíduo com transtorno do espectro autista (TEA) apresenta comprometimento comportamental, cognitivo, motor e sensorial. Salienta-se que a heterogeneidade de manifestações autista corrobora com a nomenclatura de espectro autista e, segundo a lei 12764/2012, tal indivíduo é considerado como pessoa com deficiência e deve ter acesso preferencialmente em escolas regulares numa perspectiva inclusiva. A inclusão escolar possibilita aprendizagens mais significativas, em especial fundamentada na teoria da compensação, contudo observa-se uma escassa produção acadêmica relacionada ao Ensino de Ciências para alunos/as com espectro autista, privando o estímulo do letramento científico dos/as mesmos/as, além de reduzirem as possibilidades dos recursos didáticos reduzirem a abstração do saber científico. Desta maneira, este trabalho objetiva propor um recurso didático, a Mochila sensorial em Ciências”, para estudantes com TEA a fim de estimular o letramento científico. A metodologia foi qualitativa com utilização de narrativas, assim centralizando nossa intervenção nas falas dos/as professores da sala de recursos generalista em uma escola regular inclusiva. Para construção das informações serão utilizadas a entrevista narrativa episódica e a entrevista narrativa mediada. O diário de campo será o instrumento de pesquisa e as informações sofreram análise de conteúdo por análise categorial. Os resultados denotaram que todo/a aluno/a com TEA consegue aprender, inclusive os saberes científicos, mas necessita de estratégias alternativas, como a utilização de recursos didáticos concretos adaptados/adequados A reformulação de cursos de formação é urgente para a promoção de um contexto inclusivo para educandos/as com TEA, assim deve-se considerar as narrativas docentes daqueles/as que trabalham com o/a aluno/a com TEA na formulação dessa capacitação docente. A escassez de intervenções que relacionem o Ensino de Ciências com a perspectiva autista pode ser observada na baixa produção de recursos adaptados/adequados para alunos/as com espectro autista, logo é necessária uma reflexão docente quanto as aprendizagens dos/as mesmos/as. Ressalta a integração das perspectivas do TEA, do trabalho pedagógico, da formação docente e dos recursos didáticos no Ensino de Ciências, visto que o processo de ensino e aprendizagem deste/a educando/a deve pontuar essas conexões a fim de promover um contexto educacional inclusivo, integral e emancipatório. | - |
Descrição: dc.description | The individual with autistic spectrum disorder (ASD) presents behavioral, cognitive, motor and sensory impairment. It should be noted that the heterogeneity of autistic manifestations corroborates with the nomenclature of the autistic spectrum and, according to law 12764/2012, such an individual is considered as a person with disability and should preferably have access in regular schools from an inclusive perspective. School inclusion enables more significant learning, especially based on the theory of compensation, but there is little academic production related to science teaching for students with an autistic spectrum, depriving them of the stimulus of scientific literacy, in addition to reducing the possibilities of teaching resources to reduce the abstraction of scientific knowledge. Thus, this work aims to propose a teaching resource, the Sensory Backpack in Sciences," for students with ASD in order to stimulate scientific literacy.The methodology was qualitative with the use of narratives, thus centralizing our intervention in the speeches of teachers in the generalist resource room in an inclusive regular school. For the construction of the information the episodic narrative interview and the mediated narrative interview will be used. The field journal will be the research instrument and the information was analyzed by categorical analysis. The results showed that every student with ASD can learn, including scientific knowledge, but needs alternative strategies, such as the use of concrete teaching resources adapted/adequate. The reformulation of training courses is urgently needed to promote an inclusive context for students with ASD, so the teaching narratives of those who work with the student with ASD should be considered in the formulation of this training. The scarcity of interventions that relate Science Teaching to the autistic perspective can be observed in the low production of adapted/adequate resources for students with an autistic spectrum, so there is a need for teaching reflection on their learning. The integration of ASD perspectives, pedagogical work, teacher training, and didactic resources in Science Teaching stands out, since the teaching and learning process of the student must punctuate these connections in order to promote an inclusive, integral, and emancipatory educational context. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento científico | - |
Título: dc.title | A Mochila Sensorial de Ciências : o uso de recursos didáticos adaptados e/ ou adequados no Ensino de Ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: